Comissão de Direitos Humanos recebe o professor de sociologia da UFSC Clarilton Ribas
29/09/2011 18:40


Dando continuidade à temática trabalho escravo, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, presidida por Adriano Diogo (PT), recebeu nesta quarta-feira, 28/9, o professor Clarilton Ribas. Doutor em Sociologia e pós-doutor em Sociologia do Trabalho, Ribas é autor do estudo acadêmico Subcontratação " Relações de Trabalho Rumo ao Século 21.
O estudo do professor Ribas, da Universidade Federal de Santa Catarina, discorre sobre a precarização das condições de trabalho e a institucionalização da utilização da mão de obra escrava na produção. Fruto de 11 anos de pesquisa, o material apresentado pelo professor aponta o aumento da exploração do trabalhador na área urbana e rural, não apenas no território brasileiro.
Problema mundial
"No mundo inteiro há a prática do trabalho escravo", diz, ressaltando que, no Brasil, a confecção de roupas e calçados são as predominantes na área urbana, já na zona rural a produção de tabaco, suínos e aves, na chamada produção integrada, é identificado à prática do trabalho escravo.
Os estudos mostram ainda que essa situação que acontece no Brasil repete-se também em países da Europa, como a Espanha e Portugal. Lá os trabalhadores imigrantes do Leste Europeu e aqueles que fogem da África são as maiores vítimas.
"São os imigrantes invisíveis, sem documentos, fragilizados pela situação de clandestinidade em que se encontram. Esta realidade indica que a humanidade caminha para o retrocesso civilizatório, que está vinculado diretamente ao mundo das relações do trabalho".
Após a explanação de Ribas, representantes sindicais discutiram sobre a prática de trabalho escravo em São Paulo. A Comissão discutiu a realidade e o papel da sociedade na fiscalização para coibir esta prática.
Sem representatividade
Pouco antes de o professor apresentar o estudo para a plateia presente, o deputado Adriano Diogo informou que o governo Alckmin criou a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo.
O informe provocou manifestações dos deputados presentes, inclusive do governista Carlos Bezerra, autor do pedido de CPI do Trabalho Escravo que se mostrou surpreso com a informação. "Quero aqui aplaudir a iniciativa do governo do Estado, mas na sequência repudiar essa atitude do meu governo, que sequer chamou os membros desta comissão para integrar o conselho", protestou.
Bezerra propôs à Comissão o encaminhamento de uma moção reivindicatória para que a comissão tenha dois assentos no conselho e que representantes dos setores sindicais, da sociedade civil organizada e da Pastoral dos Imigrantes também sejam inseridos no órgão. "Sem a participação democrática da sociedade esse conselho pode se caracterizar como uma instituição chapa banca," sentenciou o parlamentar tucano.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações