O mapa de crimes

Se os cidadãos americanos andam preocupados com a prolongada guerra no Iraque, em que foram mortos mais de 2.200 soldados do país em quase três anos, o Estado de São Paulo não fica muito atrás desses números quanto à sua verdadeira guerra civil: em 15 anos, quase 14 mil pessoas morreram em confrontos entre policiais, bandidos e gente do povo.
De acordo com uma pesquisa, ocorreu nesse período de uma década e meia a morte de 12.862 pessoas em choques com policiais. Por outro lado, policiais também morrem. E muito! Foram registradas 960 mortes de policiais, sem contar os que recorreram ao suicídio por causa do stress e dos salários baixos. Também não estão registrados nessa pesquisa os casos de violência entre bandidos e suas vítimas, números que continuam elevados em todo o Estado de São Paulo, apesar do otimismo da propaganda oficial.
Policiais civis e militares de São Paulo reclamam que nosso Estado é um dos mais perigosos para a profissão e, no entanto, está entre os últimos colocados do País quanto aos salários pagos aos profissionais. O governo estadual, por sua vez, alega que já concedeu reajustes e que não pode contrariar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Convém lembrar que, para os cidadãos, são importantes os setores da Saúde, da Educação, dos Transportes, mas de nada adianta o governo cuidar de hospitais, construir escolas e pavimentar estradas se não houver segurança para todos. É preciso preservar as polícias!
No combate à criminalidade e à violência, também ocorrem fatos positivos, como demonstra o mais recente ranking de homicídios do Estado de São Paulo. O município de Sumaré, na região de Campinas, que aparecia em primeiro lugar em 2004, com 45,89 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes, caiu para a 27.ª posição em 2005, registrando a média de 23,08. Sem dúvida, ações das polícias Civil e Militar foram fundamentais para essa reação de Sumaré, dando mais tranqüilidade à população. Na contramão dessa cidade, surgem vários municípios da região metropolitana da Capital.
E o caso mais assustador é o de Embu-Guaçu, município que é uma verdadeira extensão da região de Santo Amaro, na Capital, e que não deve ser confundido com outro Embu, o chamado Embu das Artes. Embu-Guaçu, de 70 mil habitantes, é o novo campeão em homicídios no Estado, com média de 48,25 casos por grupo de 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem: em segundo lugar, Hortolândia, na região de Campinas, com 39,65 casos; em terceiro, Santana de Parnaíba, que engloba parte do elegante bairro de Alphaville, na região metropolitana da Capital, com 38,51. Depois, surgem, pela ordem: Cosmópolis, Itaquaquecetuba, Francisco Morato, Carapicuíba, Embu das Artes, Cotia, Itapevi, Ferraz de Vasconcelos, Ibiúna, Franco da Rocha e Guarulhos. Depois desses municípios, aparecem duas cidades do Oeste, que, por sinal, são vizinhas: Araçatuba, com 27,61, e Birigüi, com 27,09. Sinal vermelho na região!
*Afanasio Jazadji é radialista, advogado e deputado estadual pelo PFL
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações