Assembléia repudia guerra em sessão solene

DA REDAÇÃO
O Parlamento paulista marcou posição contrária à guerra no Iraque e ao desrespeito à legitimidade da Organização das Nações Unidas como foro para a resolução de conflitos, em sessão solene realizada nesta quarta-feira, 26/3, por solicitação do presidente Sidney Beraldo, em conjunto com o Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz.
Participaram da solenidade, presidida pelo deputado Renato Simões (PT), parlamentares de diversos partidos. Em nome de suas bancadas, Nivaldo Santana (PC do B), Pedro Tobias (PSDB,) Ricardo Castilho (PV) e Sebastião Arcanjo (PT) condenaram a guerra, por seu caráter imperialista e de desrespeito à ONU, e apoiaram a posição oficial do Brasil, contrária ao conflito.
Também compareceram ao plenário Juscelino Kubitschek os cônsules gerais da China, da Índia e da Rússia, representantes de entidades civis e governamentais de direitos humanos e membros do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz.
Instituído pela resolução 829, de 17/12/2002, o Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz tem como objetivo formular diretrizes e sugerir a promoção de atividades que visem as manifestações comunitárias e parlamentares pela paz, bem como tomar medidas efetivas nesse sentido, nos cenários sócio-econômico, político, filosófico, religioso e cultural. A criação do conselho foi motivada pelos acontecimentos de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, e desde então vem promovendo discussões para a divulgação da cultura de paz. Na Assembléia, já foram realizados dois "diálogos", em 24 de setembro e 26 de novembro do ano passado.
O conselho tem 48 membros: 36 integrantes de entidades da sociedade civil, de tradições religiosas, de ONGS e de entidades governamentais, e 12 deputados, que ainda não foram indicados. "Vamos visitar o presidente Sidney Beraldo e solicitar a indicação dos 12 deputados que deverão compor o conselho", informou Malu Gandra, conselheira pela Fundação Prefeito Faria Lima/Cepam. Elisabete Santana, também conselheira, explica que o conselho trabalha a partir da concepção de "paz ativa", que pretende despertar o sentimento de paz por meio de ações concretas. Vigília ocorrida neste sábado, no Espaço Gandhi, motivou a confecção de uma faixa pela população, que ficou estendida na galeria do plenário durante a sessão solene. "A faixa foi elaborada com a cores do Manifesto 2000 da Unesco, cujo documento é a base do conselho", conta.
O presidente Sidney Beraldo salientou que o Parlamento paulista não podia deixar passar a oportunidade de manifestar repúdio ao ato autoritário e imperialista promovido pelos Estados Unidos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações