Seminário aborda gestão de pessoas no setor público







O Departamento de Recursos Humanos organizou o 2º Seminário de Gestão de Pessoas no Setor Público " Desafios e Experiências, que foi aberto nesta quinta-feira, 26/5, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, e continua nesta sexta-feira, 27/5. O evento, aberto a funcionários de casas legislativas e da administração pública, além de pesquisadores, estudantes e demais interessados, aborda aspectos da administração de pessoal em vista das mudanças na sociedade e do aprimoramento da administração pública.
O seminário tem o objetivo de buscar meios para melhorar a capacitação do servidor e tornar o gerenciamento de recursos humanos mais moderno e eficiente. O diretor do Departamento de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa, Élcio Avelino Araújo, abriu o evento, que teve a presença de Rodrigo Del Nero, Ivete Garcia e Ednilson Vicente, respectivamente chefes de gabinete da presidência, 1ª e 2ª secretarias.
Elcio Araújo explicou que, em 2008, houve uma primeira edição do curso, cujos resultados permitiram a formação de uma plataforma básica para entender a importância que a melhoria da capacitação tem na evolução do gerenciamento do setor. Interessado na preparação das equipes aos novos desafios da atualidade, Araújo afirma que o DRH pretende promover um fórum permanente de discussão para a gestão de pessoas no serviço público, através de intercâmbio e troca de experiências entre órgãos públicos e a aquisição de novos conhecimentos, apresentados por profissionais da área.
Para Ivete Garcia, este é o momento ideal para falar de capacitação gerencial, pois a Mesa Diretora trabalha, atualmente, num processo de reestruturação institucional. O objetivo deste programa é otimizar os recursos disponíveis e valorizar os funcionários, além de proporcionar ao público externo uma melhor percepção do trabalho aqui desenvolvido e propor novas perspectivas na atividade do RH.
Palestra e estudos
Almiro dos Reis Neto, membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos, explicou que o mundo atual, com inúmeros novos instrumentos de comunicação, desafia o setor a se adaptar à utilização de novas técnicas. Para ele, há necessidade de desenvolver novas competências, que possibilitem o convívio com os novos mecanismos do mercado e a otimização de recursos humanos e materiais.
Sobre os estudos de casos, Luiza Rocha Cabral falou de experiência desenvolvida com funcionários da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais. O foco foram as diferenças de percepção do ambiente de trabalho, seus recursos e processos por meio de curso introdutório. Para os que participaram, o processo de ambientação foi mais fácil e a compreensão do trabalho mais rápida.
Outro caso apresentado foi um estudo feito com trabalhadores no Horto Florestal de São Vicente. Os resultados mostraram que quando há a valorização do trabalho de funcionários com um baixo nível de escolaridade, mas com longa experiência, essas pessoas trabalham mais felizes. Além disso, o respeito por seu trabalho e pelo ambiente em que estão inseridos lhes dá a percepção da importância de preparar um ambiente mais saudável para seus descendentes.
O seminário continua nesta sexta-feira, 27/5, com o painel Novo Gestor Público: o Rompimento dos Velhos Paradigmas. No encerramento, haverá a apresentação da Orquestra do Amanhã, do Instituto Baccarelli.
Programação
Dia 27/5 - sexta-feira
10h30 - Palestra magna;
11h40 - Apresentação de casos selecionados;
14h30 - Painel Novo Gestor Público: o Rompimento dos Velhos Paradigmas.
16h - Encerramento do seminário com apresentação da Orquestra do Amanhã - Instituto Baccarelli, no Hall Monumental.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações