Comissão aprova garantia ao consumidor do fornecimento de serviços públicos


A garantia de fornecimento de serviços públicos essenciais, em especial o de energia " objeto de audiências públicas realizadas pela Assembléia envolvendo concessionários, consumidores e institutos de defesa do consumidor ", começa a tomar forma com a aprovação do Projeto de Lei 295/2005, de autoria dos deputados Romeu Tuma (PMDB) e Sebastião Arcanjo (PT), que proíbe as concessionárias de serviços públicos de água, energia elétrica e gás a cortarem o fornecimento residencial de seus serviços em dias que especifica.
A matéria obteve parecer favorável, aprovado nesta quinta-feira, 15/9, pela Comissão de Serviços e Obras Públicas. O assunto tem sido objeto de intensa discussão, já que hoje as fornecedoras desses serviços, essenciais para a população, podem cortá-los a qualquer momento, inclusive às vésperas de feriados e finais de semana, deixando o consumidor vários dias sem o serviço " que só é restabelecido após o pagamento do seu débito junto à empresa.
Com a intenção de coibir essa prática, o artigo 2º do projeto assegura ao consumidor que tiver o fornecimento de tais serviços suspensos nesse período o direito de acionar judicialmente a empresa concessionária por perdas e danos, além de ficar desobrigado do pagamento do referido débito que originou o corte. Os parlamentares afirmam que o objetivo é preservar os direitos e a tranqüilidade do consumidor que, de forma alguma, for submetido a constrangimentos.
Direitos trabalhistas
Sob os olhares atentos de representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema) e da Associação de Aposentados da Sabesp, a Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia aprovou, também, o parecer favorável do deputado Sebastião Arcanjo (PT) ao Projeto de Lei 155/2004, de Nivaldo Santana (PCdoB). O projeto altera o § 1º do artigo 4º da Lei 119, de 1973, e acrescenta os itens 1, 2 e 3 à matéria, para garantir os direitos trabalhistas dos funcionários da Sabesp, especificamente sobre a normatização de aposentadorias e pensões.
Cronograma de atividades
De acordo com o cronograma de atividades apresentado por Simão Pedro (PT), presidente da comissão, os parlamentares terão muito trabalho até o final do mês de outubro. Entre as três audiências públicas programadas para esse período, no dia 29/9 a comissão ouvirá as explicações do presidente da Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) sobre as obras na rodovia SP-342 e, em 5/10, haverá uma reunião conjunta entre as comissões de Serviços e Obras, de Economia e Planejamento e Finanças e Orçamento para falar sobre as Parcerias Público-Privadas (PPPs).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações