Representantes do Procon e do IDEC depõem em CPI das telefônicas





A CPI da Telefonia, presidida pelo deputado Baleia Rossi (PMDB), reuniu-se nesta quinta-feira, 25/10, com representantes da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) para ouvi-los sobre possíveis irregularidades e má qualidade na prestação dos serviços de telefonia fixa e móvel.
Luiz Fernando Marrey Moncau, advogado do Idec, disse que a conversão de pulso para minutos gerou inúmeros problemas. "Alguns por omissão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas, muitos deles, de responsabilidade das empresas", explicou. Marrey acredita que a mudança facilitou a conferência da conta, uma vez que o novo sistema permite o detalhamento das ligações efetuadas no período. No entanto, discorda do fato de a Telefonica somente disponibilizar o relatório mediante solicitação do consumidor. Selma do Amaral, diretora interina da Diretoria de Atendimento e Orientação ao Consumidor (Procon), compartilha dessa opinião. "O detalhamento é uma obrigação da Telefonica".
Marrey relatou uma série de reclamações que chegam até o IDEC, entre elas, cobranças indevidas, contas com valores excessivamente altos, propaganda enganosa e o recebimento de serviços não solicitados. "Na tentativa de cancelar o serviço, o consumidor fica preso à morosidade de um call center e acaba não conseguindo", comentou.
As falhas nos panfletos explicativos durante a transição do sistema também foram apontadas pelo advogado. Para ele, o material da Telefonica é muito técnico, o que denota um desrespeito ao direito à informação, previsto no Código do Consumidor. "As pessoas não conseguem entender as opções que elas têm e muitas acabam escolhendo o plano errado", ressalta.
Selma do Amaral afirma que houve uma retração do mercado em relação aos serviços básicos de telefonia. Ela alega que eles se tornaram muito caros, além de não atenderem à necessidade do consumidor, que é a de se comunicar. "A população não consegue pagar e acaba migrando para o pré-pago, que é absurdamente mais caro", alerta. A diretora salientou que 90% das reclamações que chegam ao Procon são solucionadas, mas isso depois de muito desgaste. Ela chamou a atenção para o despreparo dos atendentes na hora do atendimento ao cliente, opinião que foi compartilhada por Isidoro Dori Boucault, coordenador da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Mogi das Cruzes. "Somos atendidos por máquinas e quando conseguimos falar com um funcionário ele não tem condições de resolver o problema", criticou. Além do atendimento eletrônico, ele reclamou da falta de agências físicas nas cidades, o que considera estratégias das empresas para que o consumidor desista de falar com elas.
O deputado Roberto Massafera (PSDB) pediu que Luiz Marrey descrevesse a diferença entre as duas entidades, Idec e Procon. O advogado esclareceu que o Idec é uma organização social civil, sem fins lucrativos, com o papel de promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo, com total independência política e econômica. O Procon é um órgão criado no âmbito da Secretaria da Justiça, com competência para fiscalizar e aplicar sanções, inclusive multas. "A Anatel também pode defender o consumidor na questão da Telefonia", completou.
Também participaram da reunião Célia Leão (PSDB), Said Mourad (PSC) , Alex Manente (PPS) e Marco Bertaiolli (DEM).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações