Deputado participa de palestra ministrada pelo secretário de Emprego


12/06/2007 17:59

Compartilhar:

Estevam Galvão de Oliveira e Guilherme Afif Domingos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ESTEVAM  AFIF A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder dos Democratas na Assembléia, Estevam Galvão de Oliveira, participou nesta terça-feira, 12/6, da palestra ministrada pelo secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, na Assembléia Legislativa.

Afif reuniu-se com os parlamentares da base aliada do governo para apresentar os projetos da sua pasta para este mandato. O encontro para debater essas propostas antecede uma série de 20 reuniões que o secretário pretende realizar no interior do Estado.

Durante a palestra, o secretário citou alguns dos principais projetos da pasta. Entre eles desburocratização dos serviços, implantação de cursos profissionalizantes e políticas de incentivo às micro e pequenas empresas. No processo de desburocratização, por exemplo, Afif quer reduzir o tempo de abertura das empresas para apenas 12 dias, através da geração de um cadastro único, acessível nas instâncias municipal, estadual e federal.

Na geração de empregos e profissionalização de serviços, o secretário está desenvolvendo um projeto em parceria com a Fundação Seade para diagnosticar as principais demandas de serviços, com o Centro Paula Souza, para certificar as empresas que aplicarão os cursos profissionalizantes e com a Fundação Padre Anchieta, que oferecerá o apoio didático.

"Também vamos trabalhar fortemente com o Banco do Povo, que gera acesso ao crédito para o micro e pequeno empresário. Hoje possuímos um fundo de R$ 60 milhões (para empréstimos), mas vamos lutar para conseguir mais verba no Orçamento do Estado", avisou o secretário.

O deputado Estevam Galvão aproveitou o encontro para mostrar sua preocupação diante do atual quadro de exportações e importações que o país apresenta. "Hoje estamos importando commodities e importando produtos com valor agregado. Isso está fortalecendo o comércio, mas está empobrecendo a indústria", apontou.

Em concordância com o deputado, Afif lembrou que o empresário precisa ousar e que a criação de Zonas de Processamento de Emprego seria uma das saídas para o problema. "Além disso, temos um gasto público fora do controle. Com o aumento da carga tributária, aumentam-se também os gastos públicos. Na divisão dos valores arrecadados, 60% fica para a União, 25% para os Estados e só 15% vai para os municípios", citou.

Ao final do encontro, Estevam parabenizou o secretário pelos novos rumos da pasta. "Governar é saber escolher, e o governador José Serra escolheu muito bem o Afif. Por onde ele passa, sempre deixa sua marca de competência, lealdade e trabalho", afirmou o democrata.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp