Parlamentar defende recuperação de presos e inclusão social em debate no Sesc

A necessidade de um sistema que proporcione a recuperação e a inclusão social dos presos foi defendida pelo deputado estadual Fausto Figueira (PT) e pela advogada Renata Bonavides, durante debate sobre sistema prisional, realizado na quinta-feira (09/06) no Sesc, em Santos. O parlamentar apontou a falência do sistema em todo o país e, sobretudo, no Estado de São Paulo, que detêm 40% dos presos do Brasil. O encontro, mediado pelo advogado Arlindo da Fonseca, e pelo gerente-adjunto do Sesc, Célio Nori, reuniu representantes de entidades de defesa racial, associação de Pais e Alunos, da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB, do Centro de Direitos Humanos Henfil e do Grupo de Apoio à Criança Lar Pobre.
"A fragilidade do sistema prisional começa com a investigação que não é feita como deveria. De 1 milhão e 528 mil boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil, entre 2001 e 2004, apenas 20% foram investigados. Um homicida leva no Brasil 1.500 dias para ser condenado, enquanto nos Estados Unidos o maior tempo para uma condenação é de 282 dias. A falta de instrumentos efetivos para o combate à violência provoca a sensação de impunidade, que leva à violência policial, à execução de bandidos, a defesa da pena de morte e a comunidade a pensar em soluções extremas, como fazer justiça com as próprias mãos", declarou Figueira.
Na Baixada Santista, segundo dados apontados por Fausto, tanto os centros detenção provisória em São Vicente e Praia Grande, como as cadeias anexas às delegacias, apresentam superlotação. "A situação mais grave é a da delegacia sede de Guarujá, que tem 345 presos e poderia abrigar apenas 60. Para acabar com este problema seria necessária a criação de 1.136 vagas, sem falar no aprimoramento da ação da polícia", afirmou Figueira.
Para Renata Bonavides, que é professora universitária de Direito Penal e membro do Conselho da Comunidade de São Vicente, a superlotação é apenas um dos problemas do sistema. A falta da aplicação dos direitos dos detentos e a participação da comunidade nesta questão seriam as outras mazelas. "A sociedade deve perceber que os presos são punidos duplamente, com sua condenação e com as péssimas condições dos presídios. Depois de muitas pesquisas, comprovei que a maioria dos reclusos quer trabalhar, até porque cada três dias de trabalho reduz um de sua pena", disse a advogada.
No Estado, ela afirmou que conhece apenas uma exceção, em Bragança Paulista, onde 220 presos cumprem pena em dois pavilhões com capacidade para 240 homens: "Lá, 90% dos presos trabalham e estudam, os 10% restantes ficam enclausurados por serem considerados de alta periculosidade. Não há registro de reincidência, rebeliões e fugas. O segredo é a ocupação. Com suas funções no próprio presídio, muitos deles adquirem habilidades técnicas que poderão ser usadas quando forem libertados".
Ela também defendeu a atuação de conselhos comunitários como representação da Justiça nos presídios e órgãos de apoio aos direitos dos presos.
ffigueira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Deputado apresenta emendas para ampliar valor do salário-mínimo paulista e garantir mais direitos
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações