Museu de Arte - William Tode
12/11/2008 12:05



Ao analisar a obra de William Tode, desde o inicio de sua carreira até nossos dias, questiona-se como é possível uma tal continua renovação e criatividade em que pese a distancia do tempo. Talento e inteligência aliados a uma grande disciplina e sensibilidade constituem a fórmula desse artista italiano.
Mestre no desenho, na pintura e na escultura, o artista está no centro da construtividade contemporânea, num equilíbrio de bom gosto que não cede nunca ao fácil e ao decorativo.
Trata-se de um artista cuja nota dominante é a típica de um jovem atormentado pelo desejo da verdade, mas que a busca em si próprio e na realidade que o circunda. Sua inquietação ressoa, sem dúvida, em sua complexa e diversificada produção artística.
Após se libertar da convencionalidade acadêmica e tendo amadurecido através de uma experiência informal que não renega e que mantém em suas litogravuras, William Tode utiliza essa técnica que lhe consente equilibrar plasticidade e ritmos, síntese de conteúdos metafísicos e harmonias cromáticas.
Passando do neo-realismo ao neo-romântico, estético e psicológico de Giulio Argan, ao cubofuturista e iniciando contemporaneamente pesquisas sobre analogias entre música e cor, o artista entra num ciclo de Tristão, envolvido pelas temáticas wagnerianas.
Através de movimentos desinibidos, suas figuras se dissolvem, especialmente nas três obras da série "Tema e variações sobre Tristão e Isolda", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo. São imagens que não são estáticas ou achatadas, mas parecem se mover quase a exaltar o gesto humano num rito de amor e aconchego ou até mesmo de uma dança envolvente.
O Artista
William Tode, pseudônimo artístico de William Todeschi, nasceu em Gonzaga, Província de Mantova, Itália em 1938. Desde a mais tenra idade revela seus dotes artísticos. A partir dos 06 anos passou a estudar desenho pintura e escultura com o professor Edoardo Néri e mais tarde com sua filha Íris na Escola Arte e Trabalho, onde foi matriculado fora da quota em virtude de sua pouca idade.
Aos 14 anos freqüenta a Escola de Belas Artes de Modena, sobre a orientação de Luigi Spazzapan, um dos maiores expressionistas abstratos italianos. Ao descobrir os impressionistas franceses, encanta-se com as cores e as formas das obras de Cezanne, Gauguin e Van Gogh.
A partir de 1954, transfere-se com a família para Roma, onde termina seus estudos na Escola de Belas Artes freqüentando os cursos de afrescos dirigidos por Alberto Ziveri. A seguir preparou uma tese de historia da arte sobre Michelangelo arquiteto.
Após conquistar o diploma em pintura mural em Roma, parte para França instalando-se em Paris, onde conhece Jean March, com quem freqüenta a estamparia de arte "Le Mercie Charbonel, onde experimenta todo tipo de técnica gráfica ao lado de Georges Braque e Gino Severini.
Em 1956 conhece Picasso, Jean Paul Sartre, Bernard Buffet e Roger Vadim, que o convida a entrar no cinema como ator e cenógrafo. Sua participação na 7ª arte tem o seu ponto máximo no filme dedicado a Michelangelo onde realiza em tamanho natural todos os afrescos da Capela Sistina num ano e meio de trabalho.
Pintor, escultor, gráfico, mosaicista, ceramista, crítico de arte, músico e compositor, cenógrafo, ator de cinema e teatro, na sua intensa atividade soube sempre renovar a sua arte.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações