Emoção e saudade marcam homenagem a Mario Covas

Emoção, saudade e histórias compartilhadas com um dos mais importantes homens públicos do país. Este foi o clima da inauguração do auditório do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), batizado com o nome do saudoso Mario Covas. A solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 8/10, na avenida Brigadeiro Luiz Antonio, na capital, ensejou recordações.
Além do deputado Bruno Covas (PSDB), neto do homenageado, compuseram a mesa o diretor executivo do Itesp, Gustavo Úngaro; o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey; o vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Sebastião Amorim; o ex-secretário de Justiça (durante o governo Covas) Belisário dos Santos Júnior; Geraldo de Oliveira, do Assentamento Canaã, de Mirante do Paranapanema; e o presidente da Fundação Mario Covas, Antonio Carlos Malufe. Os deputados Luciano Batista (PSB) e João Caramez (PSDB) também participaram da cerimônia. "A vida inteira, nós o dividimos. Minha mãe e meu tio dividiram o pai, minha avó dividiu o marido e eu dividi o avô. E essa homenagem, sete anos e meio depois, nos mostra que valeu a pena ter cedido o pai, o marido e o avô. Num país sem memória, onde vale o ditado "rei morto, rei posto", só temos a agradecer por ele ser lembrado e homenageado", disse Bruno, observado de perto pelo tio, Mario Covas Neto.
Quem também relembrou Mario Covas com emoção foi Geraldo de Oliveira, do Assentamento Canaã, em Mirante do Paranapanema. "No Pontal, o nome do governador Covas é um marco muito importante. Estávamos embaixo de uma barraca de lona, há cinco anos, sofrendo ações e mais ações de despejo, quando Mario Covas, junto com o secretário Belisário, nos ajudou a ter um pedaço de terra", contou Geraldo.
Para a platéia de amigos, ex-secretários, parentes e admiradores, um misto de saudade, volta ao passado e sensação de dever cumprido pela homenagem, como ressaltou Belisário dos Santos Júnior. "Tenho certeza de que vocês, muitos em cargos de destaque atualmente, não se importaram em deixar seus compromissos para estar aqui. E é com alegria que vejo Bruno Covas, uma jovem liderança política. Tenho certeza de que, se Mario pudesse estar aqui, sorriria por saber da força com que ele atua em seu mandato", destacou Belisário ao citar o trabalho de Bruno na Assembléia Legislativa.
O secretário Luiz Antonio Marrey, que também trabalhou com o saudoso governador, fez questão de dizer que "o gesto faz justiça desproporcional à grandeza de Covas, mas faz jus à sua memória". Sobre a homenagem, afirmou que o nome dado ao auditório representa pelo menos "meio por cento de tudo o que o governador Mario Covas merece".
Imagens que ficam
Na ante-sala do auditório Mario Covas, mais elementos lembram o homem que deixou sua marca na história do Brasil: fotos dele, em diferentes momentos, mas ligadas ao mesmo tema. Imagens clicadas por Ângelo Perosa, José Luiz da Conceição, Márcia Alves e Armando Augusto mostram o governador visitando assentamentos, conversando com os assentados e dividindo a cena com personagens conhecidos do MST, entre eles, José Rainha e a mulher, Diolinda Alves de Souza.
brunocovas@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações