Aprovada criação do programa Doadores do Amanhã


10/09/2009 17:47

Compartilhar:

Engler, durante reunião de comissão na Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/ENGLER10ALUNOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi aprovado na semana passada o Projeto de Lei 614/2008, de autoria do deputado Roberto Engler (PSDB), que cria o Programa Doadores do Amanhã. O programa pretende conscientizar os alunos da rede estadual de ensino sobre a importância da doação voluntária de sangue, tecidos e órgãos e da inscrição no cadastro de doadores de medula óssea. A proposta precisa ser sancionada pelo Poder Executivo para entrar em vigor.

A implementação efetiva do Doadores do Amanhã passa necessariamente por parcerias entre o poder público e entidades públicas e privadas que atuam na área da doação de sangue, órgãos e tecidos. Especialistas devem capacitar servidores públicos, para que estes possam aprofundar a discussão do tema dentro das escolas. Os próprios especialistas podem ser os agentes intraescolares. Parceiros potenciais são os hemocentros e os centros regionais de hemoterapia de cada cidade e região.

Engler apresentou a matéria após sugestão do ex-vereador Luiz Carlos Fernandes, que conseguiu a aprovação de projeto muito semelhante em Franca, onde hoje vigora a lei municipal 6.634/2006.

Para o deputado, a iniciativa pode formar, em médio prazo, uma geração de cidadãos conscientes da importância e da amplitude de gestos como a doação de sangue. "Estima-se que a cada dois segundos um paciente necessite de transfusão de sangue no Brasil", destacou Engler.



rengler@al.sp.gov.br

alesp