Assembléia elege presidentes de cinco CPIs


27/09/2007 18:42

Compartilhar:

Deputado Waldir Agnello<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CPI SERV MED  agnello.pres02 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Baleia Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BAleia Pres CPI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CPI QUEIMA PALHA RAFAEL SILVA MAU_01b (90).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dputado Antonio Mentor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CPI ELETROP  MENTOR MAU_0027.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Roberto Morais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/GUERRA FISCAL dep roberto morais.pres (1)ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

CPI das Telefônicas

O deputado Baleia Rossi (PMDB) foi eleito nesta quinta-feira, 27/9, presidente da CPI das Telefônicas. Criada com o objetivo de apurar possíveis irregularidades na prestação de serviços pelas operadoras de telefonia fixa e móvel, a CPI quer ir além e seus membros já definiram linhas de investigação que abrangem "grampos" ilegais, telemarketing, irregularidades fiscais etc.

Os demais membros da CPI são os deputados Roberto Massafera (PSDB), Patrícia Lima (PR), Enio Tatto (PT), Alex Manente (PPS), José Zico Prado (PT) e Said Mourad (PSC).

CPI da Eletropaulo

A segunda CPI instalada nesta legislatura, para investigar denúncias de irregularidades na venda do controle acionário da Eletropaulo, elegeu nesta quinta-feira, 27/9, como presidente o deputado Antonio Mentor (PT) e como vice o deputado Jonas Donizette (PSB). O deputado João Caramez (PSDB) foi indicado relator. Os demais membros que compõem a comissão são José Augusto (PSDB), Carlinhos Almeida (PT), José Bittencourt (PDT), Roque Barbieri (PTB) e Afonso Lobato (PV).

CPI da Remuneração dos Serviços Médico-hospitalares

Foi eleito também o presidente da CPI que investigará como o Estado tem remunerado os serviços médico-hospitalares, o deputado Waldir Agnello (PTB), e o vice, deputado Uebe Rezeck (PMDB). Os demais componentes da CPI são os deputados Paulo Alexandre Barbosa e Celso Giglio, pelo PSDB, Hamilton Pereira e Marcos Martins, pelo PT, Raul Marcelo, pelo PSOL, e Vinicius Camarinha pelo PSB.

CPI da palha da cana-de-açúcar

O deputado Rafael Silva (PDT) foi eleito na tarde desta quinta-feira, 27/9, presidente da CPI que vai reavaliar os prazos para eliminação gradativa da queima da palha da cana-de-açúcar. Rafael foi eleito por seu amplo conhecimento no assunto e por estar numa região que sofre diretamente os efeitos da queimada, a de Ribeiro Preto. Ele declarou que a CPI pode modificar essa situação, que prejudica a saúde humana com a liberação de altas quantidades de gás carbônico na atmosfera. Rafael lembrou que possíveis decisões contra a queima da palha servirão para a defesa do próprio setor, porque as nações repudiam essa prática. Participaram da eleição os deputados Campos Machado (PTB), Fernando Capez (PSDB), Cido Sério (PT), Vanessa Damo (PV), Luis Carlos Gondim (PPS), além do próprio eleito. Os deputados Ed Thomas (PMDB), Samuel Moreira (PSDB) e João Barbosa (DEM) também integram a comissão.

CPI da Guerra Fiscal

Foram eleitos na tarde desta quinta-feira, 27/9, os deputados Roberto Morais (PPS) e Antonio Carlos (PSDB) para presidente e vice da CPI que vai apurar a perda de receita na arrecadação tributária do Estado, também chamada de CPI da Guerra Fiscal.

Eleito por unanimidade, o presidente encaminhou votação para a vice-presidência que teve seis votos favoráveis e uma abstenção, de Roberto Felício (PT), que preferia que a composição da CPI fosse feita após uma semana de reflexão, por acordo entre seus membros. Os eleitos receberam os parabéns dos colegas e votos de uma boa atuação à frente de uma investigação que vem da legislatura passada, e traz de lá informações importantes já levantadas. A comissão espera poder ajudar a identificar e resolver os problemas relacionados ao tema. Os demais deputados que compõem a comissão são Antonio Carlos (PSDB), Rita Passos (PV), Gil Arantes (DEM), Conte Lopes (PTB), Rogério Nogueira (PDT) e Jorge Caruso (PMDB).

alesp