Museu de Arte - Caio Franco
11/05/2011 10:30
O mérito de Caio Franco está em transportar seu discurso além da retórica efusiva e das ocasionais amostragens abstratas até uma abertura dialética do espaço assumindo assim uma linguagem responsável. Trata-se de um artista que fez com que sua pintura aderisse a uma nova dimensão humana.
Conseguindo um certo equilíbrio entre ciência e poesia, com vantagem para essa última, o pintor alinha sua linguagem sobre posições sempre novas por uma contínua necessidade de esclarecimento conceitual, onde a raiz de um fenômeno pode estar presente em diversos períodos. Trata-se de um discurso difícil, que elabora com paixão e sobre o limiar de deduções lógicas ou científicas. O que é a matéria e qual a função de uma cadeira ou de uma "natureza morta", quando milênios de "experiências" nos ensinaram a vê-las estaticamente?
Deixando de lado a equação tempo-espaço, que em sua pintura se apresenta como o contar de uma história, o que representam todas as coisas que se projetaram no cosmo, o chamado novo "habitat"? Se em suas obras o tema conceitual comunica uma certa inquietação, que não é fantasma mas a alienação total do passado, a cor é incontestavelmente o seu ponto dominador.
O autor declina sobre a tela toda a gama das tonalidades cromáticas, elaborando, com bom gosto, seus espaços abstratos. O seu cromatismo se difunde em graduações fundamentais e vibrantes onde os espaços calibram os plenos e os vazios volumétricos aumentando a profundidade de uma prospectiva construída pela espátula e pelo pincel, que criando uma trama em relevo confere corpo e delimita o tema do quadro. Através da obra "Cosmo Visão", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o artista permite ao observador saborear sensações ditadas por suas cores e filtradas de atmosferas palpitantes, ricas de sinfonias cromáticas que parecem narrar a história do Universo.
O Artista
Caio Franco nasceu em São Paulo, no ano de 1956. Formou-se em Comunicação com especialização em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (1980) e pós graduação em história da arte na mesma faculdade (1999).
Participou dos seguintes cursos de arte: gravura em metal com a professora Arriet Chahin no MAM em São Paulo (1987); pintura com Vera Rodrigues (1990); especialização em História da Arte na FAAP com a professora Mariela Kantor (1991); pintura com Sérgio Fingermamn, Ubirajara Ribeiro e Vera Rodrigues (1992/1993); pintura com Paulo Pasta (1994); história da arte com o professor Rodrigo Neves (1995); pintura e monotipia (1998) e desenho (2001) ambos com Dudu Maia Rosa no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Realizou diversas exposições artísticas individuais e coletivas e suas obras encontram-se em coleções particulares e oficiais no Brasil e no exterior, com destaque no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações