Plenário aprova plano de cargos e salários para carreiras administrativas do Estado



Com as galerias tomadas por trabalhadores públicos e diversas categorias, os deputados paulistas aprovaram, em sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira, 9/12, o Projeto de Lei Complementar 56/2008, de autoria do Executivo, que institui plano de cargos, vencimentos e salários para os servidores das carreiras chamadas áreas meio das secretarias de Estado, da Procuradoria-Geral e das autarquias.
Durante a discussão do projeto, Zico Prado (PT) afirmou que, "se há avanços aprovados, os méritos são das entidades do funcionalismo, que durante anos insistiram em suas reivindicações e agora se mantiveram firmes na negociação com o governo". O deputado cumprimentou as entidades e parabenizou a organização dos funcionários da secretaria de Agricultura e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e chamou atenção para pontos da proposta aprovada nesta tarde que, segundo sua bancada, merecem críticas.
O deputado Barros Munhoz, também discutindo o PLC, comemorou o acordo que permitiu a votação da proposta, que considerou uma vitória em favor da dignidade dos servidores públicos. Munhoz também parabenizou as entidades do funcionalismo e afirmou que as medidas constantes do projeto iniciam uma nova fase na política de recursos humanos no Estado. "É um novo caminhar proposto pelo governador Serra e seus secretários, de valorização do salário-base dos servidores". Reconhecendo as ainda existentes limitações nos vencimentos dos trabalhdores públicos, o líder do governo afirmou que o Executivo encaminhará em breve proposta que vai resolver antigos problemas no quadro do DER.
Mensagem aditiva
Os deputados votaram favoravelmente ao projeto e à mensagem aditiva de autoria do governador José Serra. O PT e o PSOL votaram a favor do projeto e da mensagem, mas apresentaram declaração de voto favorável às emendas de suas respectivas bancadas. As 146 emendas apresentadas ao PLC 56/2008 durante a sua tramitação na Assembléia Legislativa foram rejeitadas.
O acordo em torno da aprovação do PLC foi possível depois que o governador aceitou parte das reivindicações das entidades dos servidores e encaminhou à Assembléia mensagem aditiva à proposta. A mensagem incluiu na propositura a permissão, para os servidores da área meio, de conversão em pecúnia de 30 dias da licença-prêmio, como já acontece com outras carreiras da administração pública, e a incidência do adicional por tempo de serviço e da sexta-parte sobre as denominadas vantagens pessoais, com o objetivo de minimizar os eventuais efeitos negativos que podem ser provocados pela incorporação de gratificações à remuneração básica do servidor.
Sessão extraordinária
À noite, em sessão extraordinária, a Assembléia aprovou outras oito proposituras. Cinco delas, de autoria do Executivo, referem-se a quadro de pessoal das universidades paulistas: o PLC 36/2008 refere-se aos docentes da Faculdade de Medicina de Marília; o PLC 47/2008 cria empregos públicos na USP; os PLCs 48 e 49, ambos de 2008, criam cargos e empregos públicos técnicos e administrativos na Unesp, e o PLC 19/2008 cria funções-atividades no quadro de pessoal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP.
As outras três proposituras tratam do desenvolvimento funcional, mediante progressão e promoção, aplicável aos servidores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (PLC 45/2008), da alteração da Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado, com a finalidade de adaptar o texto atual às normas das Constituições Federal e Estadual (PLC 53/2008), e do limite remuneratório dos procuradores das autarquias (PLC 52/2008).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações