Programa A Paz Pede Parceiros é realizado em parceria com a Assembléia

DA REDAÇÃO
A partir das 9 horas da manhã deste domingo, 18/8, acontece o primeiro programa sócio-educativo A Paz Pede Parceiros. Aberto ao público, o evento irá celebrar a criação do Espaço Gandhi, na praça Túlio Fontoura, em frente ao Parque Ibirapuera, ao lado do Palácio 9 de Julho.
A iniciativa é da Associação Palas Athena, em parceria com a administração regional de Vila Mariana, Consulado Geral da Índia, Unesco e Assembléia Legislativa. Até as l3 horas, o evento propõe uma programação a céu aberto, com atividades que como música, dança, jogos cooperativos, oficinas e caminhada silenciosa.
De acordo com os organizadores, além de ser um convite ao exercício de muitas linguagens em que corpo, coração e mente podem se divertir, aprender, criar, refletir e brincar junto com outros, é um momento para celebrar o Espaço Gandhi, inaugurado na quinta-feira, l5/8. Nesse mesmo dia foi inaugurada a estátua de Gandhi na praça, em cerimônia oficial.
Cidadania responsável, ética solidária, simplicidade voluntária e valorização das diferenças estão entre as propostas das atividades que serão desenvolvidas. Vários artistas plásticos, poetas, atores, músicos, professores, dançarinos e colaboradores criaram o programa A Paz Pede Parceiros e convidam o público a participar ativamente dele.
Programação
Saudação à vida, com Jeanne Kuk, das 9h às 9h30 - "Por meio de movimentos corporais simples e suaves, vamos despertar a consciência e reverenciar a vida. Assim, poderemos acalmar a mente e o coração, cultivar a atenção e equilibrar as emoções, alongar e tonificar os músculos."
Dança da paz, com Miriam Dascal, das 9h30 às 10h - "É uma construção grupal. Vivência corporal, fusão das energias físicas e mentais, que trazem bem-estar e leveza. Nesse estado de atenção construímos, a partir da improvisação de movimentos, uma grande ''teia'', onde vigora a sensibilidade, a arte corporal, a cooperação, a participação. Acompanhados pela melodia, os movimentos dos corpos se conectam partilhando o vigor e a alegria de viver em paz." Música ao vivo, com Adriana Holtzm, ao violoncelo.
Dobrando papel, (des) dobramos a paz, com Alzira Cattony, Jeanne Kuk, Silvia Brandy e Ligia Ciorlia, das 10h às 12h - "A arte de dobrar o papel - origami - conhecida há séculos no Japão, é fascinante por transformar um simples pedaço de papel nas mais variadas formas. A figura em papel da ave tsuru (garça) é uma das mais populares e belas do Origami. Os tsurus representam a paz, a saúde, a longevidade e a fortuna. Ao criar em papel estes pássaros, podemos despertar nossas intenções de paz e solidariedade."
Revelando o lixo - formar e transformar, com Paulo Pitombo, das das 10h às 12h - "Juntos vamos compor um varal de estrelas, luas, sóis e o que mais pudermos imaginar para a a criação de alegria, utilizando o lixo. A partir destes objetos vamos refletir sobre a coleta seletiva de lixo e sobre nossa capacidade de agir e transformar a sociedade em que vivemos. Pedimos a todos que tragam bandejinhas brancas de isopor limpas (aquelas utilizadas para alimentos)."
Oficinas de simplicidade e não-desperdício, com Márcia Siqueira Brito, Marisa Sanches Pizante e Ângela Camarneiro, das 10h às 12h - "Baseiam-se em trabalhos simples feitos de forma cooperativa e no aproveitamento de materiais para criação de brinquedos e arranjos, resgatando a prática saudável do fazer e construir com as próprias mãos. Serão confeccionados arranjos florais, bonecos de pano e fuxico (técnica com retalhos)."
Jogos cooperativos, com Luiz Fernando Barcelos Grilo e equipe do Projeto Criação, das 10h45 às 11h30 - "A oficina de jogos cooperativos é um programa do Projeto Cooperação, que desde 1991 desenvolve atividades que promovem valores e atitudes essenciais para o bem comum, divertindo e ao mesmo tempo instruindo com jogos participativos onde todos ganham. Fortalecem a integração, favorecem o contato, promovem a ajuda mútua, estimulam a liderança compartilhada e a resolução de problemas em grupo."
Dança circular, com Bia Esteves, das 11h30 às 12h - "De mãos dadas na roda, vamos unir, por meio do canto e da dança, as culturas de vários povos. Na diversidade emergirá a beleza, a alegria e o encanto da unidade. As danças circulares, mais conhecidas como danças de roda, têm suas raízes nas tradições de todos os povos, épocas e cultura, como forma de celebração da vida criando, por meio da arte um espaço de harmonia, amizade, alegria e paz. O canto e a dança promovem consciência do corpo, coordenação motoras, noção de ritmo, concentração, liberação das tensões e desbloqueio da voz. O resgate das danças circulares é uma contribuição valiosa porque estimula a vivência do sagrado, na medida em que nos reconhecemos como parte do todo indivisível, representado pela roda da dança."
Momento poético, com José Gilberto Gaspar e Patricia Rocco, das 12h às 12h30 - "A poesia e a música cultivarão no corpo e na mente as idéias-coração, para construir novos sonhos e iluminar nossa imaginação."
Caminhada silenciosa, com Nancy Toledo, das 12h30 às 13h - "Caminhar silenciosamente nos remete a um momento diferente do cotidiano, em que o ambiente a ser percorrido - caminhos, árvores, pássaros, e sobretudo as pessoas - pode proporcionar ao caminhante uma interação e uma identificação fora do comum. Tudo é sentido passo a passo. O tempo se transforma. Caminharemos com calma, atentos ao que se passa ao nosso redor. Será um convite à percepção e ao contato sem palavras. Simbolicamente evocaremos a Marcha do Sal que, liderada por Gandhi, uma das primeiras mobilizações pacíficas que uniu milhões de pessoas e o processo de conquista da independência e a da liberdade da Índia sem recorrer à violência."
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações