Um elo entre o mundo e a individualidade: o abstracionismo estruturado de Lizeth Luz


Os choques provocados pelo desenvolvimento da arquitetura moderna acompanharam uma transformação radical nas artes por volta dos anos 50, do século passado, quando a difusão do abstracionismo teve a sua explosão. Se para alguns artistas da época a abstração situava-se além da figuração, para as gerações que se seguiram, ela será em oposição à figuração.
Se Paul Klee e Robert Delaunay foram os grandes precursores da abstração, os artistas americanos Jackson Pollock e Mark Tobey foram os primeiros a se dedicar, no após guerra, com maior ênfase, à abstração construída e informal. Enquanto em suas obras encontramos uma expressão da predominância emotiva e decorativa, na obra de Lizeth Luz podemos observar uma expressão fundamentalmente raciocinada e estruturada.
Sua motivação principal é levar o "espectador" para dentro da obra, onde a emoção é traduzida pela caligrafia, pelo toque personalizado e repleto do gesto da artista. Lizeth Luz nos faz descobrir o sentimento de uma arte que aparece como uma passagem, como um elo entre o mundo e a individualidade momentânea da artista.
Dentro de uma nova concepção do espaço pictural, se nos apresenta muito bem elaborada, as cores que vibram sobre a superfície tanto repelem como atraem o olhar do espectador. Assim são sugeridas, sem nenhuma preocupação com relação à perspectiva, massas que avançam e massas que recuam.
O que nos fascina em sua obra é a luz e sua ambigüidade, o espaço e a sua estrutura, o quadro como fonte ativa de luz, a vibração do trabalho sobre a "visão", o quadro como recorte de um espaço universal e, finalmente, o quadro como um espaço mental.
O seu método claro e rigoroso de planejamento é evidente na obra "Quante", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, e encontra, também, na luz a motivação dominante: luz que se transforma em cor, modulando o espaço através de linhas sutis que, por sua vez, transformam a pintura em situação envolvente.
A Artista
Lizeth Luz nasceu em São Paulo em 1965. Cursou o colegial técnico de desenho de comunicação no IADÊ e formou-se no curso de desenho industrial pela FAAP, Fundação Armando Álvares Penteado. Possui uma linguagem própria através do uso da tinta acrílica.
Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, ressaltando-se: Salão Marte V. M. - São Paulo (1996); Galeria Portal - São Paulo (1997); Clube Alto dos Pinheiros - São Paulo (1998); Difusão Arte Design - São Paulo (1999); Frans Café Pinheiros - São Paulo (2000); Galeria Arte e Estilo Itapetininga - São Paulo; Casa da Fazenda - São Paulo (2001); Fundec - Sorocaba; Galeria Judith Dapra - São Paulo (2002).
Suas obras fazem parte de importantes acervos particulares e oficiais, como na: Millenium Art Gallery - São Paulo; Galeria Judith Daprá - São Paulo; Jo Slaviero e Guedes Galeria de Arte - São Paulo; Galeria Val de Almeida Júnior - São Paulo; Por Exemplo Escritório de Arte - São Paulo e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Foi selecionada para o Anuário "Arte & Artistas", anos 2000 e 2001, editado pela Fundação Maimeri e a Casa do Restaurador.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações