Audiências abrem espaço para a participação da comunidade


DA REDAÇÃO
Em razão do espaço que abre à participação da comu.nidade, a audiência pública foi um dos formatos de discussão de assuntos mais adotado pela Assembléia Legislativa em 2003.
No segundo semestre, foram debatidos temas como políticas públicas para a juventude e direitos humanos.
Em setembro, foi discutido o acesso de portadores de deficiências aos transportes públicos, com a participação de representantes da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), da São Paulo Transportes (SPTrans), da agência reguladora estadual e de diversas ONGs. A entidade Fraternidade Cristã de Deficientes apresentou documento com reivindicações. Os representantes do Metrô, da SPTrans e da Secretaria dos Transportes debateram com os participantes as medidas que esses órgãos e empresas vêm adotando e os que estão em estudos.
Ainda em setembro, foi apresentado relatório sobre execuções sumárias no Estado. O documento, elaborado por entidades de direitos humanos, faz uma análise da política de segurança pública em São Paulo e foi entregue à relatora da ONU Asma Jahangir, que se encontrava em visita ao Brasil.
O relatório anota atos praticados por grupos de extermínio, execuções sumárias, ameaças por parte de policiais e torturas e maus-tratos por eles praticados. "O objetivo do relatório é responder por que o Estado de São Paulo tem sido objeto de intensa atividade de grupos de extermínio, por que crescem as mortes por policiais e a violência nas prisões", disse o deputado Renato Simões (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia.
O secretário nacional do Desenvolvimento do Esporte e Lazer, Lino Castelani, participou de audiência pública, em outubro, para discutir políticas que façam do esporte e do lazer uma forma de inclusão social. Ele reconheceu, na ocasião, que o aumento da demanda por serviços nessa área não vinha sendo acompanhada pela capacidade de provisão do poder público.
O Brasil tem, segundo o IBGE, 33 milhões de jovens. A necessidade de formular políticas para essa expressiva parcela da população foi debatida em dezembro. A audiência pública deu destaque à experiência da Câmara Municipal paulistana, a primeira do país a instalar, como órgão permanente, uma Comissão da Juventude. Na ocasião, foi apresentado o mapa da juventude da cidade de São Paulo, elaborado pelo Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec).
Numa reação aos movimentos que, após o assassinato dos adolescentes Felipe Caffé e Liana Friedenbach, voltaram a pregar medidas mais duras contra menores infratores - como a redução da maioridade penal -, foi realizada também em dezembro uma audiência pública em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente. Promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o evento contou com a presença de representantes dos conselhos tutelares e de organizações de direitos humanos, além do jurista Dalmo Dallari.
Segundo Dallari, a proposta de redução da idade penal servirá apenas para aumentar a população carcerária com crianças. "Não é inteligente colocar uma criança num presídio", diz Dallari, referindo-se ao fato de que o sistema prisional no Estado está tomado por facções criminosas. Além disso, ele lembrou, a proposta esbarra nos impedimentos constitucionais e nos compromissos assumidos pelo Brasil frente à comunidade internacional.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações