Presidente Prudente: população do oeste paulista é mais participativa


Aproximadamente 130 pessoas ocuparam a Câmara de Presidente Prudente nesta sexta-feira, 26/10, para participar do debate sobre o Orçamento estadual 2008, promovido pela Comissão de Finanças e Orçamento. A presidência desta reunião coube ao deputado Vitor Sapienza (PPS), que teve ao seu lado na mesa de trabalhos os deputados Ed Thomas (PSB), Enio Tatto (PT), Samuel Moreira e Mauro Bragato, ambos do PSDB, e do vice-presidente da câmara local, Marcos Vinha. Todos acompanharam a apresentação de João Batista Assunção, técnico da FGV, sobre dados coletados em pesquisa acerca da situação socioeconômica da região de Prudente.
A exemplo do que ocorreu nas audiências realizadas nesta semana, os representantes da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo compareceram em peso e realizaram discursos inflamados. Marinês Sack polemizou com Sapienza com relação ao tempo fixado para pronunciamento. A aposentada prosseguiu o discurso em defesa da Educação sem microfone e foi muito aplaudida.
Falando em Educação, Mara Macedo, supervisora de ensino, pediu mais verbas para esta área e afirmou que é preciso "sair do palanque para a prática".
Defensoria Pública
Dois jovens defensores públicos se pronunciaram em prol da categoria. Rodolpho Arakaki lembrou que o Legislativo aprovou redução de investimentos para a Defensoria Pública, mesmo tendo aumentado seu quadro de funcionários. Mateus João lembrou que Presidente Prudente tem seis defensores para atender toda a região que, segundo ele, tem uma grande demanda de pessoas carentes e de população carcerária (com 19 presídios).
Funcionários de outros segmentos do Estado apresentaram reivindicações. Ilton Guedes, delegado regional em Dracena da Associação dos Servidores e Funcionários do Poder Judiciário reivindicou reajuste salarial, plano de carreiras e cumprimento do orçamento destinado ao TJ. Ricardo Finetti, técnico da Apta (agência estadual que cuida de tecnologia agropecuária), da Alta Sorocabana, relatou as atividades desempenhadas e pleiteou mais recursos para a instituição.
Rosemeire Gonzales, funcionária da Secretaria da Fazenda do Estado, é vice-presidente da Comissão Regional do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) e informou a precariedade do Ceama (Centro de Atendimento Médico Ambulatorial) de Presidente Prudente. "As verbas foram reduzidas e o Ceama praticamente não tem condições de atender a região."
Fala dos parlamentares
Mauro Bragato e Ed Thomas representam a região de Presidente Prudente no Legislativo. Para Ed Thomas, as demandas independem de sigla partidária. Thomas lembrou a vocação rural da região e disse que tem a responsabilidade de acompanhar a transformação das demandas em solução.
Tatto ressaltou que a peça orçamentária contém imperfeições. Defendeu em seu discurso os interesses da Apampesp e da Defensoria Pública.
Samuel Moreira reforçou que as audiências são de extrema importância para a oitiva de demandas. O deputado enfatizou que as reivindicações têm que ser propostas de forma regionalizada.
Mauro Bragato finalizou a fala dos parlamentares, ressaltando a importância do debate e lembrando que benfeitorias na área da Saúde na região de Presidente Prudente já foram implementadas. "O que falta aqui é a geração de renda."
Os "pês" da região
Num discurso aparentemente divertido, mas, que retrata uma realidade nada ideal, Cícero Costa, de Pirapozinho, disse que o governo estadual levou para a região quatro "pês": pobreza, presídio, pedágio e plantação de cana, esta que, segundo ele, tem acabado com outras culturas agrícolas e tem propiciado exploração de trabalhadores. Enfatizou ainda a necessidade de mais recursos para o turismo.
Presídio também foi o tema de Valdecir Vieira que afirmou ser "insustentável a situação carcerária da região". Para o secretário de Cultura de Pirapozinho, Carlos Carvalho Neto, quando o governo investir mais na área social os custos com segurança pública poderão ser reduzidos.
Marcos Vinha destacou que o problema carcerário na região é tão forte que a CPI Carcerária da Câmara dos Deputados (Brasília) esteve na câmara local para tratar do assunto.
Luiz Carneiro, do PSDB de Prudente, disse que o atendimento de presos em hospitais juntamente com a população tem causado transtornos.
Presidente Venceslau e região
A cidade da região mais bem representada foi Presidente Venceslau. O prefeito Ângelo Malacrida pontuou como reivindicações: tratamento de esgotos e combate à guerra fiscal, uma vez que houve perda de indústrias para os Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. O vereador Marcelo Alves lamentou que uma unidade do Cefam, construída com recursos da Educação tenha sido fechada utilizada para abrigar prédio da Segurança Pública. Alves cobrou ações e declarou: "não podemos continuar fingindo que pedimos e que seremos atendidos". Sebastião Herculani, também vereador, solicitou unidade da Fatec e saneamento básico.
Prefeito de Lucélia, João Pedro quer fiscalização rigorosa do trabalho na lavoura de cana, duplicação da SP-294, que liga Adamantina a Panorama e recursos para Santa Casa. Vereadores de Teodoro Sampaio, Antonio Borges sugeriu mais recursos para o Corpo de Bombeiros local e obras na vicinal que liga Teodoro Sampaio ao Parque Estadual do Morro do Diabo, e Cláudio Cousseiro pediu a construção de hospital regional em sua cidade, além de mais atenção com relação a questões da segurança pública. Paulo Bompadre, vereador de Tupi Paulista, pleiteou a implantação do atendimento oncológico no Hospital de Presidente Prudente, para que os moradores não tenham que se dirigir a Jaú para realizar tratamento de câncer.
Participantes de Prudente
O vereador José Sobrinho, de Presidente Prudente, indicou a necessidade da recuperação do Balneário da Amizade, rede de esgoto no Parque Imperial, ações na área de assistência social e programa de preservação de nascentes.
Braz Albertino quer mais investimentos para a agricultura familiar. "Sem recursos, as famílias estão arrendando terras para o cultivo de cana."
O agrônomo Cláudio Miura, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, priorizou verbas para os programas estaduais Melhor Caminho e Microbacias, além de recursos para a Casa de Agricultura.
Luiz Gato destacou a importância da despoluição do rio Tietê, estendendo até a região de Prudente projeto de recuperação já implementado na Capital.
Em defesa do Iamspe, se pronunciou Luiz da Silva Filho, coordenador regional do instituto.
A Comissão de Finanças e Orçamento segue para Araçatuba, onde realiza na câmara local audiência pública a partir das 17 horas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações