Feita de verdade e poesia, a pintura de Yole Travassos explode com todo o seu lirismo



Mais conhecida por sua imensa obra escultórica do que por sua pintura, emerge sobre Yole Travassos uma precisa constatação, isto é, o domínio que ela possui sobre o traço. Seu desenho é sempre eficaz. Tanto é verdade que também a reprodução em preto e branco de qualquer de suas composições figurativas nos impressiona sugestivamente.
Ao admirar as pinturas de Yole Travassos devemos considerar preliminarmente o componente técnico. A artista opera na pintura com técnica mista, usando óleo ou aquarela, nanquim e betume, segmentando a textura em alguns casos com pequenos golpes, o que provoca de imediato um resultado singular, de meios tons ao mesmo tempo suaves e matéricos. Em sua obra predomina a grande pureza de linhas e de cores.
A cor parece quase um complemento da linha, uma tentativa de quebrar o traço forte, seguro de si, fundindo os contornos e os volumes. E sua cor, uma pesquisa dentro da própria pesquisa.
Cenas e paisagens constituem harmoniosas composições nas quais se destaca uma relação de proporções de tons que atestam a busca contínua, até mesmo exasperada, com um certo virtuosismo, muitas vezes medido e criativo mas com atitude bem contemporânea.
Seus personagens parecem se destacar em toda a sua policromia, são humanos, feitos de vitalidade e, ao uníssono, dançam a mais bela e suave melodia da existência do humano. Eles penetram vivos no espectador e dele fazem parte. É a vida do quotidiano que explode com todo o seu lirismo.
As obras " Arrastão " e "Chuva ", doadas ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho e datadas dos anos 70, são eloquases documentos nos quais o espírito vagueia em recordações de cenas vividas e encontram espaço num mundo real: o todo envolvido por cores que se amalgamam numa atmosfera envolvente. Trata-se, pois, de uma pintura feita de verdade e poesia cuja mensagem permanecerá válida através dos tempos.
A Artista
Yole Travassos nasceu em São Paulo, no ano de 1932. Iniciou seus estudos na Associação Paulista de Belas-Artes, em 1965, ampliados com uma extensão acadêmica na FAAP, entre 1973 e 1976. No mesmo período, freqüentou ateliers de renomados artistas. Sua obra dividi-se em duas fases básicas: pintura e escultura.
A pintura foi, entretanto, o início de sua vida artística, embora sob influência acadêmica. De 1967 à 1977, participou de inúmeras exposições, recebeu prêmios, teve obras em exposições no exterior e também foi membro da Comissão de Seleção e Premiação de inúmeros eventos, entre eles: Salão Paulista de Belas Artes, São Paulo, (1971 à 1974); XIII Salão Oficial de Belas Artes de Santos, (1976); V Salão da Primavera da Associação Paulista de Belas Artes (1973); Galeria Contraste, (1974); Galeria Contorno, São Paulo, (1975); "Arte e Pensamento Ecológico" - Câmara Municipal de São Paulo, (1976); Galeria Emy Bomfim e Galeria de Arte Centro Americana, (1976); Galerie Crozier - Art Contemporaine International, Lyon, França (1974 e 1975); International Arts Guild - Palais de La Scala, Monte Carlo, Mônaco; Museo de Arte Alvar Y Cármen T. de Carrillo Gil, México.
Há mais de 20 anos dedica-se à escultura. No Brasil, participou de várias exposições individuais, entre as quais merecem destaque: MAC de Americana (1982); Universidade Federal de Viçosa (1984); Museu de Arte da Bahia (1985); Galeria Arte Assinada, RJ (1987); Skultura Galeria de Arte (1990); Centro Cultural de São Bernardo do Campo (1995).
Entre as exposições coletivas, destacam-se: MASP, 100 anos de Escultura no Brasil (1982); MAC de Campinas (1987); 2ª Bienal de Arte Mística, Governador Valadares, MG (1988); First Exhibition of Brasilian Contemporary Art, Artis Hisson Convention Center, USA (1986); Brazilian American Cultural Institute, Washington DC (1989); Internacional Museum of 20th Century Arts, USA (1990); Mirandas Galleries, Laguna Beach, USA; Corel Gables Art Gallery, Flórida, USA (1991); Academia Internacionale D'Art Moderna, Roma (1992).
Recebeu vários prêmios, entre eles: Medalha de Ouro, I Salão Nacional de Artes Plásticas de Leme, São Paulo (1979); Prêmio de Aquisição e Menção Especial, 2ª Bienal Nacional de Arte Mística, Governador Valadares, MG (1988).
Possui obras em coleções oficiais e particulares, com destaque: Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, SP; Museu Municipal de Getulina, SP; MAC de Americana, SP; MASP Museu de Arte de São Paulo; Museu da Arte Latino-Americana de Los Angeles, EUA; Museu da Escultura ao Ar Livre, nos Jardins da Assembléia Legislativa de São Paulo e no Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho; Museu Nacional de Belas Artes de Santiago do Chile, além de Acervos dos Estados Unidos, França, Alemanha, Dinamarca, Japão, Canadá, Argentina, Venezuela, Filipinas, Portugal, Áustria e Holanda.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações