Salesópolis e a nascente do rio Tietê


Localizada na sub-região leste da Grande São Paulo e a 96 km da capital, com população de 16 mil habitantes (estimativa do IBGE em 2005), Salesópolis tem um território de 427 km² e um perímetro urbano de somente 10 km², o que representa uma área urbana equivalente a cerca de 2% de sua área total.
As populações rural e urbana são praticamente equivalentes. Abrigando a nascente do rio Tietê, a cidade está em uma região serrana da qual 98% de seu território está inserido na Lei de Proteção dos Mananciais (Lei Estadual 898/1975), que disciplina o uso do solo para proteção das nascentes, cursos e reservatórios de água e demais recursos hídricos de interesse da Região Metropolitana da Grande São Paulo. Uma das proibições da lei é a instalação de indústrias poluentes na área de proteção.
Por localizar-se na serra do Mar, a bacia do rio Tietê desperta nos governos estadual e federal o interesse em sua preservação, principalmente pela sua importância em garantir água potável para a população da Região Metropolitana da Grande São Paulo.
Fundado em 1857, o município adotou o nome de Salesópolis como homenagem ao presidente da República Manoel Ferraz de Campos Sales. Sua em estância turística, através da Lei Estadual 10.769/2001, trouxe aos munícipes perspectivas de crescimento e melhoria na qualidade de vida. O ecoturismo e o turismo rural são fontes de geração de recursos para o seu desenvolvimento organizado, voltados à preservação do meio ambiente e principalmente à educação ambiental, matéria de suma importância nos dias atuais.
Outra atividade econômica da região é a silvicultura (cultura de eucalipto), que teve início no final dos anos 1960. A introdução do eucalipto é menos interessante ao município, pois as exigências das indústrias aumentaram em relação ao produto a ser adquirido, e o eucalipto local tem perdido para a concorrência por não atender aos padrões exigidos pelo mercado. Isto faz com que a madeira seja direcionada ao setor de construção civil de forma não regular, o que impossibilita que os impostos gerados pela atividade retornem ao município.
Interesse ambiental e turismo
O interesse ambiental e o turismo andam lado a lado na região através de áreas de proteção ambiental e de manciais e por parques. Salesópolis abriga a APA da Várzea do Rio Tietê, que protege a vegetação de áreas alagadiças e matas ciliares ao longo da calha de inundação do rio. Tem uma área de 7,4 mil hectares e é regulamentada pela Lei estadual 5.598/1987 e pelo Decreto estadual 42.837/1998.
O Parque Nascentes do Tietê, localizado no bairro da Pedra Rajada, apresenta uma área de 135 hectares, que é declarada de utilidade pública e destinada à implantação do Parque, apesar de ser de propriedade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão vinculado ao governo do Estado de São Paulo. O parque foi criado pelo Decreto Estadual 29.181/1988.
A nascente do rio Tietê é o marco histórico do Estado de São Paulo e está localizada numa altitude de 1.027 metros, na Serra do Mar, em meio à mata nativa. O parque está localizado a 16km do centro, possui 99 mil m², recebe visitantes diariamente, tornando a nascente do rio Tietê a principal atração turística de Salesópolis. Desde 1990, a área é tombada por resolução da Secretaria de Estado da Cultura.
A vegetação do parque, classificada como floresta ombrófila densa, é constituída por árvores que ultrapassam, 25 metros, além de arbustos e plantas ornamentais. O visitante poderá observar o cedro, a guaça-tonga, a canela-amarela, além de orquídeas, como a chuva de ouro. A fauna inclui a jaguatirica, o cachorro-do-mato e aves como pitiguari, juruviara e saí-azul. Dentre os peixes presentes nas proximidades das nascentes, podem ser citados os lambaris, guarús e cascudos.
Construída em 1972 pelo DAEE, a barragem de Ponte Nova auxilia na contenção de enchentes e no controle da poluição do Rio Tietê através de um radar meteorológico que previne os episódios de chuva excessiva na Grande São Paulo. A barragem de Ponte Nova localiza-se na divisa entre os Municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim e visitá-la é permitido somente com autorização do DAEE.
O parque do Pinheirinho, conhecido por Prainha, fica localizado a 7 km do município. Com área de cerca de 300 hectares, onde há florestas naturais e reflorestamentos de pinus araucária, pinus eliote e eucalíptos. Ao longo do pinheiral, formou-se uma praia artificial, que atrai frequentadores.
Outra atração de Salesópolis é a Senzala, construção de taipa de pilão e pau a pique do século 18 que serviu por muito tempo como ponto de repouso para os comerciantes que, vindos da capital e do Vale do Paraíba, dirigiam-se ao litoral. O caminho é conhecido como Rota do Sal. O local serviu também para compra e venda de escravos.
Uma tradição antiga da cidade é a primeira quinta-feira de mês, quando é realizada uma feira tradicional que remonta ao começo do século. Na zona rural este dia é considerado como santo, e na ocasião os fiéis dirigem-se até a cidade para participar da missa e procissão do Santíssimo e passear na feira, que abrange quatro quarteirões e recebe muitos visitantes de outras regiões.
Salesópolis limita-se ao sul com os municípios de Bertioga, São Sebastião e Caraguatatuba; a leste com Paraibuna, ao norte com Santa Branca e Guararema e a oeste com Biritiba Mirim.
Fonte www.salesopolis.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações