Qualidade da Educação demanda investimento e metas






Na sequência do Seminário do Plano Nacional de Educação, nesta sexta-feira, 3/6, em mesa coordenada pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP), foi abordada a Qualidade da Educação. O deputado federal Gabriel Chalita (PMDB/SP) disse que o Brasil tem um histórico de bons educadores e bons planos de educação, mas a qualidade ainda é ruim. Ele disse que a solução é o estabelecimento de metas.
A experiência, que vem desde 1989, de gestão financeira e planejamento autônomos das universidades estaduais, com recebimento atualmente de 9,57% do ICMS estadual, foi compartilhada pelo vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Hélio Nogueira da Cruz. Esse modelo de governança, bem-sucedido, não é previsto no Plano Nacional de Educação, disse. Ele se referiu também à reivindicação da universidade de aumentar essa cota para 11% do ICMS. O vice-reitor deu ênfase ainda à necessidade de investimento na educação infantil, de zero a três anos, como forma de assegurar a capacidade de aprendizado da criança.
"No Brasil adoramos fazer planos para não cumprir", reclamou o professor Luiz Gonzaga de Oliveira Pinto, do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo). Ele defendeu que o percentual do PIB para a educação seja elevado de imediato para 10% do PIB. "A qualidade do ensino médio público paulista é calamitosa, e nos Estados do Norte e Nordeste há falta até de rede física, então o desafio é muito grande, e as desigualdades profundas", disse Luiz Gonzaga ao se referir aos diversos problemas da educação. O piso nacional para professores, que considera baixo, não é pago por 4/5 dos Estados brasileiros, São Paulo inclusive. "É necessário o estabelecimento de metas, a serem cobradas pela sociedade civil."
Do Centro do Professorado Paulista (CPP), a professora Maria Lúcia de Almeida ressaltou sua crença de que a solução é a educação pública, gratuita e laica como dever do Estado, com planos de carreira, formação adequada e salários dignos para professores, sem que sejam usadas medidas provisórias como a política de bônus. Ela defendeu que o PNE seja um plano de Estado, não de governo, que sirva de parâmetro para os planos estaduais e municipais de educação.
A educação técnica profissionalizante, de nível médio, pode colaborar para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, falou Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Ifet-SP). Essa modalidade de ensino, que é prestada de forma gratuita e com qualidade reconhecida pelo Ifet, precisa ser ampliada, e por isso precisa de mais verbas, melhoria salarial para os professores e envolvimento e compromisso de todos, inclusive dos alunos. "Devemos dar a noção para as famílias que escola não é obrigação, é uma oportunidade de futuro para os jovens".
O deputado Ivan Valente lamentou a falta de participação da sociedade civil no debate sobre a educação. A educação de qualidade e universalizada deveria ser prioridade, "para a construção de um Brasil mais justo e igualitário". A seguir, a palavra foi aberta aos educadores, estudantes e representantes de entidades da educação presentes.
Duas moções foram aprovadas ao fim do seminário. Uma delas, em defesa da educação pública, reafirma a integração das três esferas de poder na educação, com cobrança de metas e que o gasto com educação seja de 10% do PIB. A outra critica as "enormes subvenções" que são dadas a entidades de ensino particulares. As sugestões dadas pelo público presente serão encaminhadas à Câmara dos Deputados, para análise.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações