Aumento de recursos para merenda escolar é discutido pela Comissão de Educação






A Comissão de Educação, presidida pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), realizou nesta terça-feira, 22/11, audiência pública para debater os repasses de verbas aos municípios destinadas a despesas com transporte e merenda escolar. Participaram do encontro os representantes do Ministério da Educação (MEC): Luiz Silveira Rangel, diretor de transporte escolar e a coordenadora da merenda escolar, Rosana Rodrigues Lemos Ota. Representando a Secretaria da Educação Estadual, participaram o diretor do Departamento de Suprimento Escolar, Frederico Rosanski e o diretor financeiro da Coordenadoria do Ensino do Interior, Davi Damasceno. A grande maioria dos municípios paulistas esteve representada pelos seus secretários de educação e prefeitos.
Luiz Silveira Rangel explicou que o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), do MEC, está fundamentado na transferência automática de recursos financeiros aos estados e municípios que ficam desobrigados da assinatura de convênios com exigências burocráticas. Esses recursos são para custeio das despesas com a manutenção e reforma de veículos escolares que atendem aos alunos da zona rural do ensino fundamental.
Rosana Rodrigues Lemos Ota afirmou que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) teve início com o objetivo de diminuir a evasão escolar e que com o tempo houve um aprimoramento, hoje a preocupação estende-se ao oferecimento de uma nutrição adequada aos alunos.
Davi Damasceno informou que São Paulo é o único Estado da federação que repassa automaticamente os recursos para os municípios, e que em 2005, houve acréscimo de 100 milhões nas verbas repassadas, totalizando 207 milhões para atender a 300 mil alunos do ensino fundamental e médio. Segundo Damasceno, o projeto "Sirva-se", do governo de São Paulo, visa o ensino da cidadania e a eliminação do desperdício. Já o projeto "Saber com Sabor" prioriza o equilíbrio nas refeições e merendas escolares, atendendo às necessidades nutricionais dos alunos.
O secretário de Educação do município de Americana, Herb Carlini, representando 19 municípios da região, cobrou dos representantes do governo federal e estadual o aumento do valor de repasse dos recursos para a merenda escolar. Carlini disse que o governo federal repassa dezoito centavos e o Estado nove centavos por aluno/dia aos municípios. Ele questionou como é possível alimentar alguém com vinte e sete centavos, e segundo ele, cabe às prefeituras arcarem com os custos e subsidiarem a merenda. O mais grave, de acordo com Carlini, é que as verbas são destinadas somente ao ensino fundamental, porém, as prefeituras não podem discriminar e excluir os alunos do ensino médio, tão carentes quantos os alunos do ensino fundamental, do direito à merenda, que muitas vezes, acaba sendo a única refeição que podem fazer.
A audiência foi marcada pelas reivindicações dos secretários quanto aos valores das verbas alunos/dia, tanto ao governo federal como ao estadual.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações