A exaltação do ser humano e de sua ânsia de liberdade no universo do escultor Franco de Renzis


Através dos séculos, desde o tempo dos egípcios e gregos, todos os grandes escultores enfocaram o ser humano. Franco de Renzis, como Daumier, pensa que o centro da criação artística e sua razão de ser é o homem, e que a representação humana é a mais exultante. Com ela, abraça a totalidade do mundo. O seu universo é, pois, o ser humano, sua religião e sua certeza. Sua fé faz vibrar suas obras, dando-lhe uma vida intensa.
Sempre com grande maturidade, o artista coloca-se na grande tradição clássica da escultura italiana. Diante de suas esculturas, sente-se que o centro de sua criação artística é o homem e a razão de ser. E, estudando sua obra, identificamos o homem com suas ações, seus sentimentos, seus pensamentos.
O amor pela expressão humana caracteriza sua arte; e conseqüentemente a expressão de sua face tanto quanto de seu corpo. E esse amor é tão forte que o artista, desde a adolescência, manifesta essa sensibilidade e esculpe, além de seus próximos, as figuras do quotidiano, bailarinas, trapezistas, cardeais e papas. Hoje, como outrora, não se desvia dessa meta. É sempre com a mesma alegria, a mesma intensidade, o mesmo elã que modela o homem, a mulher, a criança.
Protagonista principal, a figura de Franco de Renzis se apresenta em toda a sua beleza, detalhando defeitos, qualidades e, sobretudo, movimento. Insatisfeito por natureza e perfeccionista ao extremo, o artista transforma sua matéria em poesia, gritos, silêncio e qualidades, luz e sombra. O conjunto de sua obra revela alternadamente inquietação, serenidade, vivacidade dramática e felicidade.
Na escultura Busca da Liberdade, oferecida ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Franco de Renzis mantém essas características, que, no dizer do poeta Mario Chamie, "permanecem entre o trauma da liberdade que não se realiza e a teimosa esperança de um renascimento quase impossível".
O artista
Franco de Renzis nasceu em Agnone, Itália, em 1947, onde passou sua infância. Em 1962, junto com a família, mudou-se para Pistoia, na Toscana. Iniciou suas atividades artísticas em 1970, tendo sido importantes para sua formação o conhecimento e a amizade que manteve durante longo tempo com os consagrados artistas Pietro Annigoni e Romano Dazzi.
Em 1977, transferiu-se para o Brasil, onde atualmente vive e trabalha, em Itapecerica da Serra, SP.
Suas principais exposições individuais são: Galeria Documenta, São Paulo (1979); Sociedade Rural Brasileira, São Paulo (1980); Círculo Italiano de Cultura, São Paulo, e Festival d'Inverno, Campos do Jordão, SP (1981); Espaço Cultural Sambra, São Paulo; Galeria Arte Aplicada, São Paulo (1982, 1983 e 1985); Galeria Ranulfo, Recife, PE; Galeria A.M.C., Buenos Aires, Argentina; Galeria Chelsea, São Paulo (1984); Galeria de Arte, Porto Alegre, RS (1987); Galeria André, São Paulo (1989); Art Miami, EUA (1993); Galeria Star, Palm Beach, Flórida, EUA (1994); Galeria Trios, Tegucigalpa, Honduras, (1995); Galeria Tema, Montevidéu, Uruguai (1996); Hall of Frames & Art Gallery, Boca Raton, Flórida.
Participou ainda de inúmeras mostras coletivas, entre as quais se destacam: Salão de Belas Artes de São Paulo, medalha de bronze (1978) e medalha de ouro (1979); Salão de Belas Artes de Penápolis, SP (1980); Centro Cultural Francisco Matarazzo; Espaço Cultural Sambra; Galeria Arte Aplicada (1981, 1982 e 1985); Galeria Annamaria Niemeyer, Rio de Janeiro (1982); Galeria Chelsea, São Paulo (1983); 17ª e 18ª Mostras de Arte Contemporânea, Chapel Art Show, São Paulo, 1º prêmio (1984 e 1985); Galeria A.M.C., Rio de Janeiro (1986); e Galeria André, São Paulo (1998).
Possui obras em coleções particulares e em acervos oficiais do Brasil, Itália e Estados Unidos e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações