Deputado organiza mostra de cinema no Sesc Itaquera


13/06/2006 10:36

Compartilhar:

Adriano Diogo, à esq., debate filme ao lado de Moacir Assunção<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ADRIANO DIOGO MOACIR.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No último sábado, 10/6, foi exibido o filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha. Em clima de festa junina, a mostra de Cinema da Zona Leste realiza o ciclo "Os Sertões em Cena", no Sesc Itaquera. Após a projeção houve um debate com a participação do deputado Adriano Diogo (PT), organizador da Mostra e do jornalista Moacir Assunção, autor do livro "Os Homens que Mataram o Facínora " A História dos Grandes Inimigos de Lampião", que será lançado ainda este ano.

Entre os presentes estavam muitos nordestinos, que se emocionaram com as cenas retratadas pelo filme, que mostra o chão árido e o céu límpido do sertão brasileiro, com alusões ao cangaço, coronelismo, beatismo e à literatura de cordel.

Assunção, natural de Pernambuco, proporcionou momentos de descontração durante o debate ao ironizar o preconceito que o povo nordestino sofre dentro de sua própria nação. "Só quem não conhece a história do Brasil deixa de reconhecer a grande contribuição do povo nordestino na construção deste país."

Segundo Adriano Diogo, a mostra está atingindo seu objetivo, que é promover a reflexão por meio do cinema. "Temos orgulho de exibir esse filme. Glauber Rocha é um gênio, seu trabalho revolucionou a forma de fazer cinema no Brasil", afirmou o deputado.

O ciclo "Os Sertões em Cena" segue em junho com a exibição do longa "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes, às 15h dos dias 24 e 25/6. Ambientado em 1942, o filme retrata a amizade de Johan, um alemão que fugiu da guerra, e Ranulpho, um nordestino, que sonha em ir para a "cidade grande" e escapar da seca e da pobreza devastadora do sertão. A mostra é aberta ao público, a entrada é gratuita.

adiogo@al.sp.gov.br

alesp