Cultura africana no Brasil: Assembléia deve sediar seminário

DA REDAÇÃO
Diversas entidades e movimentos de defesa dos direitos dos afrodescendentes, assim como parlamentares municipais e estaduais, estão preparando o 2º Seminário "Herança e Cultura do Povo Africano no Brasil". No ano de 2003, o evento foi realizado na Câmara Municipal de São Paulo e teve como tema o eixo cultural entre comunidades africanas dentro e fora da África.
Em São Paulo há uma grande comunidade de moçambicanos, um dos focos de atenção do primeiro seminário, prestigiado, inclusive, com a presença da filha do presidente de Moçambique.
Nesta sexta-feira, 6/2, foi realizada a primeira reunião convocada pela Coordenação Executiva do seminário. Nuno Coelho, coordenador do evento, é jornalista e assessor da vereadora Lucila Pizani. Na pauta, a programação e o calendário das atividades do segundo seminário, e uma análise crítica do primeiro.
Com a presença de representantes de diversas entidades, como o coordenador dos Agentes das Pastorais Negras, Edgar Amaral, da Comunidade Ativa de Desenvolvimento Socio-cultural de Cidade Tiradentes, João, e da Associação Cultural Poder Negro, Sidnei, além de assessores parlamentares e integrantes do Grupo de Negros e Políticas Públicas da Assembléia Legislativa, discutiu-se como ampliar o espectro do seminário, sempre do ponto de vista da contribuição cultural dos povos de origem africana na cultura brasileira.
Segundo Edgar, o objetivo central do seminário é o resgate da herança cultural, além de constituir um espaço de discussão e busca de caminhos. A temática cultural acaba por trazer à luz os demais temas relacionados, como a garantia de direitos sócio-econômicos e religiosos e a inclusão da cultura de origem africana nos currículos escolares. E há uma grande diversidade cultural a ser discutida e aprendida que, através desse intercâmbio, levará também ao encontro das origens étnicas de diversas populações negras brasileiras. Como diz Nuno Coelho, "para se falar de África, é impossível, porque há várias Áfricas no continente!"
As atividades relacionadas devem ocorrer em seminários regionais que levarão ao seminário principal, previsto para o período de 13 a 15 de outubro deste ano na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações