Comissão de Finanças e Orçamento debate criação de novos foros na zona sul da capital
29/10/2009 22:40



A Comissão de Finanças e Orçamento debateu nesta quinta-feira, 29/10, o PLC 21/2009, de autoria do Tribunal de Justiça, que cria dois novos foros nos bairros de Capela de Socorro e do M´Boi Mirim. O deputado Enio Tatto (PT), que presidiu a reunião no auditório da Universidade Santo Amaro, considerou importante a discussão do projeto " que tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa " com moradores, juízes, políticos, advogados e membros da Defensoria Pública.
O deputado Vicente Cândido (PT), morador da zona sul, falou que a criação dos novos foros vai facilitar o acesso à Justiça para os trabalhadores, para o setor produtivo e para a população carente; e vai melhorar as condições de trabalho dos advogados, dos promotores e dos juízes. "Nós já estamos atrasados aqui. A criação desses foros já era para ter acontecido há alguns anos e essa audiência pública é um acontecimento inédito, porque nós, da zona sul, estamos acostumados a fazer audiência e mobilização pró Metrô, educação, transporte... e nunca em prol da Justiça. Espero que a Assembleia se sensibilize e que sensibilize também o governo, a última instância, a que põe a mão no bolso." O deputado não vê problemas nessa primeira etapa, na autorização para a construção ou aluguel do prédio, mas, sim, numa segunda etapa, quando da estruturação dos foros, com a contratação de funcionários. "Mas a zona sul é forte o suficiente para vencer essas barreiras todas. A causa é justa e urgente".
Vicente Cândido lembrou que os dois novos foros vão atender a aproximadamente 3 milhões de pessoas e que há no momento apenas um foro na zona sul, que oferece condições inumanas aos funcionários, aos advogados e ao público. "Nós queremos fazer uma emenda ao projeto para instituir um foro também em Campo Limpo, porque mesmo com a instituição dos dois foros previstos, o sistema ainda poderá ficar superlotado, porque é muita gente".
Reivindicação antiga
Também morador da zona sul, o deputado Jorge Caruso (PMDB) declarou que a criação desses foros é uma reivindicação antiga da OAB, de mais de 20 anos, e lembrou que, em 2007, como vice-presidente da Assembleia, teve a oportunidade de provocar, dentro do Tribunal de Justiça, a análise do pedido da implantação desses dois foros e também do foro de Campo Limpo. "Os pareceres foram favoráveis e originaram agora o primeiro projeto que cria os foros de Capela do Socorro e de M´Boi Mirim", contou.
O deputado espera que a criação desses foros desafogue o sistema em vários sentidos. "Hoje falta funcionário, falta vara, e, acima de tudo, a distância é muito grande, não só para a população como também para os advogados. O foro de Santo Amaro não comporta mais fisicamente o volume de processos. Vamos ter mais agilidade com o aumento do número de funcionários e, mais do que isso, uma Justiça mais próxima da população."
Os juízes, advogados, e membros do Ministério Público agradeceram a disposição dos deputados presentes de trabalharem conjuntamente com o Judiciário para a implantação desses foros, considerados muito importantes. O diretor do curso de Direito da Universidade Santo Amaro, Fabio Guedes, declarou em seu nome e no da reitora da Unisa, Darci Gomes do Nascimento, que a universidade está cumprindo seu papel de aproximar o Poder Público da comunidade.
O projeto prevê a criação de 13 varas no Foro Regional de Capela do Socorro, que atenderá os distritos de Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros e Marsilac, e nove varas no Foro Regional de M´Boi Mirim, que atenderá os distritos de Jardim Ângela e Jardim São Luiz.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações