Comissão de Saúde e Higiene debateu ampliação do atendimento do IAMSPE

DA REDAÇÃO
Um dos debates propostos pela Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia, presidida pelo deputado Waldir Agnelo (PSB), foi a ampliação do atendimento do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE).
Para debater a questão, a comissão convidou o ex-deputado e atual superintendente do Instituto, Milton Flávio Lautenschlager, que trouxe para a comissão números que demonstram como vem sendo gasto o dinheiro - em sua maior parte proveniente da contribuição dos servidores públicos estaduais, à razão de 2% - que custeia o Hospital do Servidor Público Estadual e os atendimentos conveniados e contratados, na Capital e nos municípios do Interior paulista.
Flávio ressaltou que o Governo do Estado não repassa sua parte ao Instituto desde o início da gestão do governador Mário Covas, quando o Hospital do Servidor passou a contar tão-somente com a contribuição dos servidores. Ainda assim, ele informou que, com o montante arrecadado, vem sendo possível ampliar o número de internações e atendimentos ambulatoriais, além da modernização de equipamentos e da remodelação física do Hospital.
Quanto aos municípios do interior, o atendimento vem sendo ampliado com convênios e contratos em que o IAMSPE repassa o valor dos procedimentos, normalmente com base na tabela da Associação Médica Brasileira (AMB). Esses convênios respondem por cerca de 50 mil internações e 1 milhão de atendimentos ambulatoriais - metade no hospital, em São Paulo, metade na rede conveniada, no interior. Somente no HSPE, em 2002, foram atendidos 613 mil pacientes, além de 241 mil no pronto-socorro. De janeiro a junho deste ano, já foram atendidos 383 mil pacientes, o que gerou uma projeção que chegaria a 660 mil atendimentos até dezembro. E há a tendência de que esses números aumentem ainda mais, só que disseminados no interior, com a meta de atingir todos os municípios do Estado através da descentralização dos serviços de saúde prestados pelo IAMSPE. "A partir deste ano vamos começar a ter uma prevalência dos atendimentos no interior", informou Flávio, para quem é fundamental manter e ampliar a política de convênios para que o servidor tenha o atendimento de qualidade na sua região.
Morte de bebês em Itaquaquecetuba
Outro tema debatido pela comissão foi a morte de bebês no hospital de Itaquaquecetuba. A busca de esclarecimentos para os nove óbitos ocorridos na UTI Neonatal do Hospital Santa Marcelina levou os membros da Comissão de Saúde e Higiene ao município de Itaquaquecebuba. O hospital existe há três anos e sete meses e é referência no tratamento intensivo de pacientes neonatais, atendendo onze municípios naquela região.
Compuseram o grupo, o presidente da comissão, deputado Waldir Agnello, as deputadas Analice Fernandes, Maria Almeida, Beth Sahão e Havanir Nimtz, e o deputado Luís Carlos Gondim. A equipe visitou as instalações do hospital e ouviu a coordenadoria da Unidade Neonatal, que já abriu sindicância para investigar a relação entre os óbitos e a infecção hospitalar, sugerida pelos laudos técnicos do Centro de Vigilância Sanitária, do Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac, do Instituto Adolfo Lutz, e do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes.
O Relatório de Investigação Epidemiológica, baseado na avaliação dos quadros clínicos e laboratoriais dos pacientes, confirmou somente três casos como resultados de infecção hospitalar. Outros três possuíam quadro compatível com infecção, mas sem resultado positivo de cultura microbiológica, e dois outros pacientes possuíam sinais compatíveis também com outras síndromes. Um caso foi excluído de qualquer possibilidade de infecção.
Foi ouvido também o corpo médico da instituição. Segundo Samir Abdul Fattah, médico infectologista, a própria fragilidade na condição dos pacientes da UTI e os procedimentos a que são submetidos durante o tratamento tornam os pacientes propensos a infecções. Fernando Oliveira, coordenador da Saúde da Criança, defendeu a necessidade de buscar nos prontuários da mãe e da criança o histórico da gestação, já que a precariedade no atendimento pré-natal ou a ausência de certos cuidados podem comprometer a saúde e a formação do bebê.
Obras nos hospitais
Presente a uma das reuniões da comissão, o secretário Estadual da Saúde, Luis Roberto Barradas, anunciou que, entre as realizações do governo para a pasta, está a construção de uma fábrica da Fundação para o Remédio Popular (FURP) no município de Américo Brasiliense (região de Araraquara), que vai dobrar a oferta de medicamentos para abastecer o Programa Dose Certa, que faz a distribuição para a população carente através dos postos de saúde em todo o Estado.
O secretário citou também a conclusão das obras do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, e também do Hospital de Ferraz de Vasconcelos até o final deste ano, além da ampliação das Santas Casas de Araçatuba e Itapetininga.
Ao ser inquirido pelo deputado Luís Carlos Gondim (PTB), ex-presidente da comissão, a respeito da necessidade de correção da tabela de repasses de recursos do SUS ao Estado de São Paulo, o secretário Barradas explicou que essa medida depende do Ministério da Saúde, mas que São Paulo defende uma política de saúde diferenciada para a região Sudeste, que presta atendimento para todas as regiões do Brasil.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações