Ex-presidente da AES Eletropaulo nega responsabilidade sobre empréstimo

Em depoimento à CPI que investiga possíveis irregularidades no empréstimo do BNDES à Eletropaulo, o ex-presidente da empresa, o engenheiro Luiz David Travesso, afirmou que em nenhum momento teve participação na contratação da dívida. Ele declarou que assumiu a presidência da Eletropaulo em dezembro de 2000, exatamente na época do "apagão", e que, portanto, sua gestão se voltou para a superação do problema. Segundo ele, foi em abril de 2002, no final de sua administração, que conseguiu colher os resultados positivos, com a melhoria do atendimento e da produtividade da empresa.
Travesso, que hoje é sócio dirigente de uma empresa de investimentos, informou que começou a trabalhar para a empresa americana prestando serviços à AES Brasil Ltda., com a função buscar novos investimentos no país.
O relator da CPI, deputado Jonas Donizette (PSB), lembrou que, antes de ocupar a presidência, o engenheiro já ocupara cargo no conselho administrativo da Eletropaulo e quis saber do depoente como eram discutidos os assuntos referentes à situação de inadimplência da AES e se ele mantinha relações com membros da direção do BNDES à epóca da contratação do empréstimo. Travesso insistiu que não acompanhou as questões referentes ao empréstimo, até porque a dívida, segundo ele, não era da empresa que dirigia, mas da Ligthgás. Disse que não mantinha relações com membros do BNDES e que, no único contato mantido com o banco " quando acompanhou a renegociação da dívida de uma das empresas no final de 2001 ", conversou com Maria Cristina, responsável pela área de energia. Afirmou não se lembrar do nome completo da funcionária e também não soube dizer quem era, na época, o presidente do banco.
Mais adiante, Travesso recordou-se de que quando presidia a Eletropaulo convidou Helena Landau, ex-diretora do BNDES, para compor o conselho administrativo.
Sopa de letras
Os parlamentares presentes à reunião comentaram a "falta de memória" e o excesso de siglas nas respostas do ex-presidente da Eletropaulo. "A CPI tem conhecimento suficiente sobre o assunto que está tratando e as nossas indagações têm procedência. Sei que há no mundo jurídico a verdade real e a verdade formal, que muitas vezes não estão em consonância", alertou o deputado José Bittencourt (PDT), pedindo ao depoente que colaborasse com a comissão.
Também o presidente da CPI, deputado Antonio Mentor, referindo-se à sucessão de siglas nas respostas, reclamou da "verdadeira sopa de letras, sem apontar os vasos comunicantes entre elas".
"Financial Times"
Sobre a polêmica reportagem publicada no Financial Times que trata de sua participação em suposto acordo armado pela AES para o controle do preço mínimo no leilão da Eletropaulo, Travasso disse que a matéria é inverídica e que havia interesses outros por trás do jornal. Segundo ele, várias são as razões que explicam a existência de apenas uma concorrente no leilão, como o temor que pairava sobre a economia brasileira e a instabilidade no modelo regulatório brasileiro.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações