Prorrogação de contratos é única forma de garantir investimentos, diz presidente da Telefonica





O presidente da Telefonica " Telecomunicações de São Paulo, Fernando Xavier Ferreira, foi ouvido nesta terça-feira, 8/11, pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembléia Legislativa a respeito da qualidade dos serviços prestados e do atendimento aos usuários. Também eram aguardados para a reunião os representantes das operadoras Vésper São Paulo S.A e Nextel do Brasil, mas seus presidentes, Carlos Henrique Moreira e José Felipe, não compareceram. Com relação a esse fato, o presidente da comissão, deputado Romeu Tuma (PMDB), disse que apresentará notificação ao Ministério Público para que o órgão tome as providências cabíveis.
Na reunião, representantes de várias entidades de defesa do consumidor apresentaram as principais queixas da população com relação aos serviços de telefonia fixa. Técnica do Procon-SP, Valéria Cunha afirmou que grande parte das reclamações se refere à cobrança de serviços agregados, sem o consentimento do consumidor. "Muitas vezes, essas funções adicionais são vendidas sem a clareza necessária. Às vezes, para pessoas que nem sabem como utilizá-las".
Fátima Lemos, também do Procon-SP, destacou a falta de atendimento pessoal por parte da Telefonica, que não disponibiliza uma quantidade de postos compatível com o número de usuários. "Com o barateamento das linhas telefônicas, esse serviço passou a ser acessível às classes C, D e E. Justamente as pessoas que têm maior dificuldade em utilizar os call centers", afirmou, ressalvando que a própria regulamentação da Anatel não determina a quantidade de atendentes que deve ser mantida pelas concessionárias.
Fernando Xavier Ferreira informou que a Telefonica assinou um compromisso junto à Anatel, com a presença do Ministério Público, que prevê a instalação de 689 postos de atendimento ao consumidor no Estado até o final deste ano. "Já temos 642 postos instalados nas agências dos correios, além de seis lojas próprias. Isso significa que mais de 90% do compromisso assumido já foi cumprido. Até dezembro, teremos o restante dos pontos de atendimento", garantiu.
Por outro lado, o presidente multinacional assegurou que 86% das questões encaminhadas ao call center são resolvidas no primeiro contato, sendo poucas as reclamações levadas ao Procon, se comparadas ao total de usuários do sistema. "Em média, uma pessoa demoraria 130 anos usando os nossos serviços até que tivesse de recorrer ao Procon", comparou.
Reclamações formais no procon
Fátima Lemos, por sua vez, lembrou que 84% das reclamações encaminhadas à fundação de defesa do consumidor são resolvidas com o envio à Telefônica de Cartas de Informações Preliminares, sendo que apenas os 16% não resolvidos nesse primeiro momento são contabilizados como reclamações formais. Dessa forma, o número de usuários que enfrentam problemas com a empresa é bem maior do que o calculado por Ferreira. "O Procon também não assiste pessoas jurídicas, que são 20% dos clientes da Telefônica".
Advogada da Associação Proteste, Flávia Lefèvre revelou sua preocupação com a renovação dos contratos de concessão, por vinte anos, a partir de 2006. "Um contrato tão longo, em um setor que vem sofrendo tantas mudanças, pode causar um engessamento prejudicial para o Poder Público, para o consumidor e para as próprias concessionárias".
Rui Alvarenga, da Associação de Engenheiros de Telecomunicações, apontou que distorções como a carga tributária de 42% ou a predominância de telefones celulares pré-pagos, com média de uso de dez minutos mensais, são entraves ao desenvolvimento do setor.
Quanto à prorrogação do contrato, Ferreira foi categórico: "O contrato de concessão que celebramos tinha sete anos de validade, com possibilidade de prorrogação por mais vinte anos. Esta prerrogativa da empresa é a única forma de atrair investimentos, como os R$ 1,7 bilhão que a Telefonica está invertendo, só em 2005, para a ampliação da banda larga. Entretanto, esse mesmo contrato nos obriga a estarmos aptos a cumprir as regras da Anatel, que podem ser modificadas sempre que for necessário", explicou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações