Verdadeiras arquiteturas luminosas os mosaicos de José Manuel de Souza Neto


A pintura de José Manuel de Souza Neto tem evoluído sem renegar as próprias premissas fundadas sobre a grande tradição abstrata moderna. Seus quadros mais recentes são preferencialmente policromáticos, de uma policromia que reage à luz a segundo dos trapos recortados que reúne e são introduzidos através de esquemas geométricos os quais têm a função de desenhar e dar conotação ao espaço onde se desenvolve a operação pictórica e onde a luz age.
O artista cria, assim, arquiteturas luminosas impalpáveis, embora rigorosas, que nos transportam a Malevitch do período ¨ branco ¨, o mais intenso, o Malevitch que de certo modo preanuncia Rothko. A obra de José Manuel, no próprio ato de sua formação demonstra, da maneira a mais firme e a mais clara possível, as próprias intenções, as próprias razões e os próprios modos de sua realização, enfim, a própria factualidade.
Certamente numa tal obra os procedimentos executivos são longos, complexos, feitos de sobreposições elaboradas com sutileza e harmonia e têm a sua importância pois se transforma assim numa arte essencialmente crítica que distingue os meios dos fins e subordina o factual ao conceitual. O discurso do artista não é restrito a cada quadro mas continua e ultrapassa de quadro em quadro, cada qual sendo uma formulação renovada das mesmas propostas.
Seus ¨ trapos recortados ¨ com aplicações de tinta acrílica e encáustica, se constituem em pequenas telas agrupadas numa só e formam verdadeiros mosaicos. Longe de clamores, de gestos ou de exibições cerebrais elas são obras puras, que significam e que refletem tão somente a si próprias.
Conduzindo uma série de pesquisas na área geométrica, alcançando até mesmo soluções do tipo modular, nos parece que o interesse e as meditações desse artista se inclinam essencialmente sobre os mestres do construtivismo russo, sobre Mondrian e sobre Rothko.
Na obra "Dedicação", da série "Retorno à unidade, doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, José Manuel de Souza Neto bem demonstrava que crê na vitalidade da pintura. Sua problemática está concentrada na essência do pintar e do reunir bem como sobre os modos onde a pintura pode ser elaborada, estendida e sobreposta.
O Artista
José Manoel de Souza Neto nasceu em Santos, em 1947. É membro da Comissão de Pesquisa da Associação Brasileira de Papel e Celulose e diretor social e sócio fundador do Clube Latino Americano de Papeleiros. Desde 1980 realiza seminários e conferencias como palestrante em diversas cidades brasileiras em especial nos estados de Mato Grosso do Norte e do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Com múltipla formação estudou de 1957 a 1971 com Carlos Alberto Martins Delgado (porcelana); com José Roncoleto Lubra (porcelana e óleo sobre tela); com Guiomar Fagundes (desenho e pintura); com Gerson Charleaux (desenho); com Romeu de Graça no Clube de Arte de Santos, SP (desenho e pintura).
Participou de inúmeras exposições coletivas e salões, destacando-se entre elas: Salão Nacional de Artes Plásticas de Cubatão, SP (1980); Salão Nacional de Artes Plásticas da Aeronáutica - MEC, RJ; Sociedade Brasileira de Proteção a Ciência, Santos, SP; Associação Internacional dos Artistas Plásticos UNESCO - SP (1981); XI Exposição de Artes Plásticas BUNKYO, SP (1982); Bienal Internacional Latino Americana de Artes Plásticas, SP; Bienal Internacional de Gravura e Artes Plásticas de Cabo Frio, ENGEL, RJ; Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, SP; Salão Funarte, SP e Galeria de Arte Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Santos, SP (1983); "Ontem,Hoje,Amanhã" Centro Cultural de Campo Grande, MS (1991); DECOR Campo Grande, MS (1992 e 1993); "Tudo é um mato só" - Centro Cultural de Cuiabá, MT; - "Tendências Contemporâneas", Galeria Banco do Brasil, Campo Grande, MS (1993); Grupo Atrium - VIII Gift Fair, SP (1994 e 1995); "Arte Pluralista de Hoje", Yázigi Novo Hamburgo, RS; Teatro de Bolso da Reitoria UFMS - Campo Grande, MS (1994); Arte Contemporânea - Década 90, Espaço Cultural Yázigi, Passo Fundo, RS; 13ª Salão "Da Cor", Assembléia Legislativa, Campo Grande, MS; META CULTURAL, SP (1995); Morada dos Baís, Campo Grande, MS (1996); Papel Arte VI - Clube Latino Americano de Papeleiros e ABTCP 35º Congresso e Exposição Anual de Celulose e Papel (2002).
Expôs individualmente no Hotel Hermitage, Mar del Plata, Argentina; Faculdade de Artes Plásticas de Santos, SP; Fundação de Cultura de Ribeirão Preto, SP; Centro Cultural José Guizzo, Fundação de Cultura, Campo Grande,MS (1990); Espaço Cultural Conceição dos Bugres; Fundação de Cultura e Shopping Campo Grande, MS (1992); Galeria de Arte do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Santos, SP (1998).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações