Vigília permanente contra nomeação de Calandra



DA REDAÇÃO
Representantes de entidades de defesa dos direitos humanos reuniram-se nesta terça-feira, 15/4, com os deputados Renato Simões e Ítalo Cardoso, do PT, e Nivaldo Santana, do PCdoB, para definir um cronograma de ações contra a permanência do delegado Aparecido Laertes Calandra em cargo de confiança do Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo. Como primeira medida, as entidades presentes declararam-se em vigília permanente até que o policial seja afastado do cargo.
Mais conhecido como Capitão Ubirajara, Calandra é acusado por essas entidades de comandar interrogatórios e torturar presos políticos no DOI-Codi paulista, durante a ditadura militar. Além de entrar em vigília permanente, o grupo decidiu formalizar ao governador o pedido de afastamento imediato de Calandra, enviar ofício ao Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condeph) solicitando o envolvimento do órgão na ação, promover um seminário sobre o tema "Tortura Ontem e Hoje" e organizar uma vigília ecumênica contra a tortura e a nomeação de torturadores para cargos de confiança na administração pública.
Esta não é a primeira vez que o grupo se mobiliza contra a nomeação do Capitão Ubirajara em algum cargo de confiança na polícia estadual. Em resposta aos protestos, o governador Geraldo Alckmin argumentou, entre outras coisas, que "a Lei da Anistia foi para os dois lados". Para o ex-deputado Pedro Dallari, entretanto, "ainda que a anistia resolvesse o problema sob o ponto de vista jurídico, não o faria do ético". A jornalista e ex-presa política Amélia Teles vai mais longe: "Tortura é crime imprescritível e de lesa-humanidade, portanto o argumento do governador não se sustenta".
Mau exemplo
Segundo Amélia Teles, que identifica Calandra como um dos seus torturadores, a questão é política e não se pode admitir que, em um Estado de Direito, torturadores sejam premiados com altos cargos na administração pública.
Na opinião do representante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Ivan Seixas, o que está em jogo não é tanto a punição ou não do Capitão Ubirajara. "O que não podemos admitir é que pessoas como ele sejam premiadas e, conseqüentemente, contaminem com seu exemplo a nova geração de policiais, já crescida e formada em um Estado democrático", disse ele.
O deputado Ítalo Cardoso questionou se ainda não seria possível enquadrar juridicamente o delegado. Para tanto, ele sugeriu que se faça um levantamento de todas as atividades de Calandra, de modo a fornecer subsídios a uma possível peça de acusação. Já o deputado Renato Simões comunicou às entidades que deu entrada no Ministério Público com denúncia contra o secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, motivada pela nomeação do Capitão Ubirajara.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações