Parlamentar propõe campanha em shows e cinemas sobre o perigo das drogas


25/06/2007 19:01

Compartilhar:

Deputado Gil Arantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/GIL ARANTES SHOW DROGAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Gil Arantes (DEM) apresentou projeto de lei que torna obrigatória a veiculação de mensagens educativas sobre o uso de drogas em sessões de cinema, em shows e eventos esportivos e culturais.

"A informação continua sendo a melhor arma de enfrentamento contra as drogas", observa Gil. Utilizar os espaços de shows, cinemas e outros eventos para que se mostre o perigo do uso indevido de álcool, cigarro e outras drogas é uma maneira de manter o foco na conscientização.

Para o deputado, a obrigatoriedade da inserção das mensagens é uma maneira de dar o mais ampliar a campanha contra as drogas, atingindo o maior número possível de pessoas, em particular os jovens.

O projeto de lei apresentado pelo deputado estabelece que a produção e o conteúdo do material a ser divulgado. O controle e a fiscalização do cumprimento da lei ficarão a cargo do órgão competente definido pelo governador.

"Os realizadores dos eventos poderão decidir em que momento as inserções serão executadas, desde que dentro da programação", observa Gil Arantes. No caso das sessões de cinema, a inserção deverá ser exibida antes do início do filme.

Antes de ser deputado, Gil Arantes foi por duas vezes prefeito de Barueri, tendo sido quem primeiro implantou a restrição ao horário de funcionamento de bares no município. De sua autoria, a "lei seca" foi implementada em Barueri em março de 2001.

Depois da iniciativa, várias outras cidades passaram a adotar a medida com resultados efetivos na redução da criminalidade. "O álcool é, seguramente, a primeira entre as drogas de consumo entre os jovens", afirma Gil Arantes, que é vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa.

garantes@al.sp.gov.br

alesp