Sete suplentes vão substituir os deputados eleitos para o Executivo municipal
22/12/2008 20:08
.jpg)
.jpg)

Com a renúncia dos sete deputados estaduais que se elegeram prefeitos de municípios paulistas " Valdomiro Lopes (PSB), em São José do Rio Preto; Sebastião Almeida (PT), em Guarulhos; Antonio Carlos (PSDB), em Caraguatatuba; Cido Sério (PT), em Araçatuba; Dárcy Vera (DEM), em Ribeirão Preto; Marco Bertaiolli (DEM), em Mogi das Cruzes; e Mário Reali (PT), em Diadema ", condição para que assumam o Executivo municipal em 1º de janeiro de 2009, teve início nesta segunda-feira, 22/12, a posse dos suplentes das coligações partidárias do pleito de 2006.
DEM e PSDB
Na coligação PSDB/DEM são previstas as seguintes alterações: Gilson de Souza (DEM) e Eli Corrêa Filho (DEM), que já estavam em exercício como suplentes, serão efetivados no cargo. Também terá uma cadeira na Assembléia Hélio Nishimoto (PSDB), que renunciará ao seu terceiro mandato na Câmara Municipal de São José dos Campos. Como não é necessária a renúncia para o exercício de cargos de secretário estadual ou municipal, Sidney Beraldo (PSDB), atual secretário estadual de Gestão Pública, Rodrigo Garcia (DEM), secretário municipal de Desburocratização da cidade de São Paulo, e Ricardo Montoro (PSDB), secretário especial de Participação e Parceria da capital, continuam titulares. A eventual posse de outros três suplentes da coligação PSDB/DEM está condicionada à permanência de Beraldo, Garcia e Montoro nas atuais secretarias.
Três petistas
No caso dos três deputados petistas a serem substituídos, o primeiro suplente da coligação PT/PCdoB é o ex-deputado Fausto Figueira. O segundo suplente, Francisco Britto, tomará posse como prefeito de Embu das Artes, cargo para o qual foi eleito em outubro passado, o que abre espaço para a ex-deputada Beth Sahão. Os seguintes da lista do TRE são Pedro Antonio Bigardi e Carlos Neder.
Para assumir a vaga deixada por Valdomiro Lopes (PSB), será convocado Marco Porta, pastor da Igreja Universal, eleito com 1.759 votos para seu terceiro mandato como vereador em Taboão da Serra no último dia 5 de outubro.
Todos os suplentes serão convocados por meio de ato do presidente da Casa, Vaz de Lima, a ser publicado no Diário Oficial. Quem optar por não assumir a vaga de deputado terá de apresentar termo de renúncia.
Fausto Figueira
O deputado Fausto Figueira (PT) foi empossado pelo presidente em exercício, deputado Waldir Agnello (PTB), nesta segunda-feira, 22/12, na vaga deixada pelo deputado Mário Reali (PT). Na gestão anterior, o parlamentar empossado exerceu o cargo de 1º secretário.
"Eu gostaria, neste ato, de fazer a minha reverência à democracia. Nesta Casa se entra e se sai pelo voto. Quero assumir publicamente o compromisso de representar a população que me elegeu, mas, independentemente do lugar de onde venho, quero trabalhar pelo Estado de São Paulo". Figueira explicou o papel da oposição na democracia, assegurando que a sua postura oposicionista será respeitosa, conseqüente e de trabalho em prol do Estado.
Fausto Figueira, que tem alguns projetos em tramitação na Casa, enumerou os que considera mais importantes, entre eles um que trata de transporte para pacientes crônicos. "Há mulheres que não conseguem tratar a recidiva do câncer ou fazer tratamento psicológico quando sofrem a retirada da mama por falta de transporte", lamentou. "Quero discutir seriamente essa questão com o secretário Barradas e com o governador Serra."
Outro assunto que Figueira também julga fundamental é a mudança do caráter da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem). "Apesar de uma série de problemas diagnosticados, a solução é dificultada, uma vez que a Agem não está desenhada para implementar políticas públicas. Eu conversei com os responsáveis pela agência e, na minha opinião, ela é um importante instrumento a ser utilizado em prol da boa gestão da Baixada Santista."
Fausto Figueira chamou ainda a atenção para outro assunto: o porto de Santos. "Trabalhei lá este ano todo e quero agir na área de transporte e infra-estrutura ligada ao porto por sua importância para a Baixada Santista".
Waldir Agnello encerrou a solenidade declarando que o reingresso de Fausto engrandece muito o Parlamento paulista. "Nos sentimos extremamente felizes em saber que recebemos aqui alguém de sua envergadura, sua idoneidade moral e ética", finalizou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações