Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Tereza Loureiro


17/09/2010 14:05

Compartilhar:

Garimpeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/DSC_0118.NEF.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tereza Loureiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/DSC_0105.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Tereza Loureiro domina a composição, substancia a realidade e se equilibra com a presença humana





A pintura de Tereza Loureiro é resultado de uma emoção estética que se concretiza sobre suas telas com a preciosidade de uma matéria pesquisada e plasticamente encorpada.



Suas composições são elaboradas com a riqueza de tal matéria numa gama de tonalidades cromáticas sugeridas por um gosto refinado e cuidadoso.Cores brilhantes se sobressaem através de intensas luminosidades em transparência.



A obra de Tereza Loureiro tem sempre como referência uma emoção provocada por uma visão, uma lembrança ou uma imagem mais concreta, de modo especial suas paisagens, onde além da temática o intenso fascínio obtido é resultado de uma sensível pesquisa de tons.



A emoção estética da artista está impregnada de uma poesia que se manifesta através de instrumentos expressivos os mais apropriados da tradição pictórica.



Embora pinte flores, figuras humanas, naturezas mortas é na paisagem que Tereza Loureiro alcança uma eficaz intensidade de pintura.



Na obra "Garimpeiros", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é evidente que a natureza domina a composição, substancia a realidade e se equilibra com a presença das figuras humanas.



A artista



Tereza Loureiro nasceu em São Paulo de tradicional família paulista. Em 1970, iniciou seus estudos de pintura com Gino Bruno, frequentando por dois anos o seu atelier. A partir de 1972, e durante vários anos, estudou com Durval Pereira e mais tarde no atelier de Waldemar da Costa passou a se interessar por modelo ao vivo.

Em 1971 realizou sua primeira exposição individual na Galeria Concreta, seguiram-se mostras na Assembleia Legislativa (1973 e 1979); Bienal de Penápolis (1977); Galeria Pamplona (1969 e 1978); Clube dos Magistrados (1980); Cenacom, Poços de Caldas, MG (1982); Espaço Cultural Hotel Leão da Montanha, Campos do Jordão (1983); Espaço Cultural da Secretaria de Esporte de Turismo de São Paulo (1983 e 1984); Rádio Hotel Serra Negra (1984 e 1985); Tênis Clube de Campinas (1985); Cassino do Guarujá (1985); Clube Ipê (1986); Clube Atlético Paulistano (1986); Galeria Yela, Lisboa, Portugal (1990 a 2010) e Espaço Cultural V Centenário (2010).



Na década de 1970 inaugurou o seu próprio atelier passando a ministrar aulas de pintura sobre tela e sobre porcelana, onde preparou inúmeros pintores e ceramistas.



Recebeu diversos prêmios, medalhas de ouro e prata no Salão Oficial de Belas Artes de Rio Claro, Salão Paulista de Belas Artes, Salão Barretense de Artes, Salão Santos Dumont, Salão Primavera, Salão Serra Negra. Em 1989 recebeu o título de "Talento do Ano" no Clube Atlético Paulistano.



Possui obras em acervos particulares e coleções oficiais no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Europa e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp