Barros Munhoz participa da posse da nova diretoria da Faculdade de Medicina da USP

.jpg)
X.jpg)
Uma das metas é completar a integração do Instituto do Câncer e do Emílio Ribas ao sistema FMUSP-HC
Na manhã de 3/12, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz (PSDB), compareceu à cerimônia de posse da nova diretoria da Faculdade de Medicina da USP.
Giovanni Guido Cerri, professor titular do Departamento de Radiologia, foi escolhido pelo reitor da universidade, João Grandino Rodas, a partir de uma lista tríplice, para um mandato de quatro anos. Além do novo diretor, a lista foi integrada por dois outros professores titulares, José Otávio da Costa Auler Júnior, do Departamento de Cirurgia, e Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, do Departamento de Ortopedia e Traumatologia. O novo vice-diretor é o professor José Otávio da Costa Auler Júnior.
No processo eleitoral, Cerri obteve 88,5% do total de votos. A eleição foi realizada em três escrutínios, com a participação dos membros da congregação e dos conselhos de departamento, que, juntos, somam 236 eleitores.
Em seu discurso de posse, Cerri, que recebeu o cargo de seu antecessor Marcos Boulos, relembrou que a USP é uma instituição totalmente estadual desde seus primórdios. "Nossa tradição é mesmo inovar, mantendo a liderança e o pioneirismo, que são os parâmetros perseguidos por esta instituição de ensino. Na mente de nossas lideranças está plantado o inconformismo de sempre buscar o aprimoramento. Esses valores fazem parte da nossa cultura institucional".
Barros Munhoz confessou seu orgulho por pertencer a um Estado que tem uma universidade do calibre da USP, que prima pela excelência, liderança, pioneirismo e inovação. "Esta escola um centro de referência para São Paulo, para o Brasil e para o mundo. E, como deputado estadual, agradeço aos senhores terem trabalhado sempre, com competência, dedicação e com responsabilidade, pela saúde do Estado de São Paulo". Para o presidente da Assembleia, é produzido, pelos integrantes da Faculdade de Medicina aquilo de que mais o Brasil precisa: ciência, tecnologia e, principalmente, educação.
A cerimônia foi presidida por João Grandino Rodas, reitor da USP. Além de outras autoridades, também estiveram presentes o governador eleito Geraldo Alckimin, o prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab.
Programas da nova gestão
Para definir o futuro da instituição, a proposta do grupo se baseia em uma gestão participativa, descentralizada e com transparência em suas ações. Além de reforçar a posição de liderança nacional no ensino médico, na produção científica e na qualidade de assistência.
Na área de pesquisa, serão estabelecidos mecanismos para incentivo e apoio às atividades e grupos da instituição, visando à sua integração, com a criação e implementação de um conselho central. A diretoria da FMUSP terá o papel de conduzir o processo de transformação, promovendo as condições administrativas e de infraestrutura para a implantação de uma política consistente em pesquisa que será delineada por este órgão central. Outra meta é criar um fundo institucional de suporte à pesquisa.
Já na área assistencial, entre as propostas estão a criação e implantação do Conselho Central de Assistência, que englobará o Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Icesp, Emílio Ribas, Região Oeste, Lucy Montoro e Hospital Universitário, visando maior integração entre os diversos órgãos e níveis de atenção à saúde. Além disso, será dada prioridade à modernização da infraestrutura do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC), melhorando a disponibilidade para atendimento de convênios, incluindo internação. Outra meta é completar a integração do Icesp e do Instituto Emílio Ribas ao Complexo Hospitalar da FMUSP, reforçando os mecanismos de fluxo entre eles e os demais hospitais.
Na área de ensino, pretende-se oferecer aos alunos da FMUSP com bom desempenho, avaliados ao longo dos seis anos de curso, o acesso à especialização dentro da própria instituição. Também será promovida a internacionalização por meio de intercâmbios no exterior com o reconhecimento de créditos.
O novo diretor da FMUSP
Giovanni Cerri nasceu em Milão, na Itália, há 57 anos. Formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1976, é professor da FMUSP desde 1979. Especializou-se primeiramente em ultrassonografia e tomografia computadorizada na Universidade de Birminghan, no Alabama (EUA), e posteriormente em tomodensitometria pela Universidade de Saint-Antoine, em Paris. Em 1996, tornou-se professor titular da FMUSP. Além de ser diretor do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas-FMUSP, Cerri ainda é diretor-geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Sírio-Libanês. Recentemente, presidiu a World Federation for Ultrasound in Medicine and Biology.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações