Procurador de Justiça fala sobre consolidação das leis



Estima-se que no Brasil existam cerca de um milhão de normas legais, um emaranhado de leis que dificulta o trabalho dos operadores do direito. Esse foi o assunto tratado pelo procurador de Justiça Dráusio Lúcio Barreto na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta quarta-feira, 30/5.
Convidado pelo presidente da CCJ, deputado Fernando Capez (PSDB), o procurador e ex-deputado Dráusio Barreto fez uma explanação sobre o processo de consolidação das leis paulistas. Quando parlamentar, ele participou da primeira comissão especial para revisão e consolidação da legislação estadual, criada em 1995.
Desde então, a Assembléia Legislativa de São Paulo já revogou cerca de 17 mil leis em desuso. Barreto ressaltou o trabalho desenvolvido pela equipe técnica da Casa nessa difícil empreitada. A análise e sistematização das leis permitirão que o cidadão possa dispor de um índice geral de temas e de coletâneas da legislação organizadas por assuntos.
Pioneirismo
O Legislativo paulista foi pioneiro ao propor a consolidação das leis estaduais. A proposta foi seguida, posteriormente, pela Câmara dos Deputados, que iniciou trabalho similar. Dráusio Barreto lembrou que a demonstração de vontade política do parlamento de São Paulo foi fator motivador para a experiência no âmbito federal.
Uma das razões para o trabalho de sistematização da legislação é, segundo Barreto, a grande dificuldade para o exercício da cidadania diante do "cipoal" de leis existente no Brasil. Em todo o período republicano, o Estado de São Paulo editou mais de 30 mil leis. "Hoje, é quase impossível poder cumprir a máxima do direito que diz: "A ninguém é permitido alegar o desconhecimento da lei"."
A profusão de leis envolve aspectos culturais. "No Brasil, há o costume de normatizar tudo", disse Barreto. Para o procurador, essa prática deveria ser mais discutida com a sociedade. Ele acredita que inclusive a mídia contribui para isso, quando faz a avaliação do trabalho dos parlamentares pela quantidade de projetos apresentados.
Assunto para reflexão
Os membros da CCJ levantaram alguns pontos que contribuem para a intensa produção legislativa. Um deles seria a ausência de critérios técnicos mais rigorosos para a apreciação de proposituras no âmbito das comissões parlamentares. Requisitos de constitucionalidade e legalidade deveriam se sobrepor às razões de mérito. Entretanto, há o reconhecimento de que, muitas vezes, interesses pessoais e corporativos acabam impondo barreiras ao estrito rigor técnico.
Outras inconsistências da produção legislativa foram apontadas pelos deputados que participaram da reunião. A grande quantidade de projetos de caráter simplesmente autorizativo não teriam razão de ser, entende o deputado Uebe Rezeck (PMDB). Também o modo de votação dos projetos de parlamentares adotado nos últimos tempos na Casa foi objeto de críticas. Costumeiramente realizada em bloco no plenário, a votação desses projetos é feita sem a discussão individualizada das propostas, destacou Pedro Tobias (PSDB).
Segundo o presidente da CCJ, os problemas indicados pelos deputados devem ser levados em conta na discussão que está sendo feita sobre a revisão do Regimento Interno da Assembléia. Fernando Capez disse que fará novos convites a representantes dos poderes Executivo e Judiciário para falar sobre a consolidação das leis, assunto que permanecerá na pauta da comissão neste ano.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações