Bandeiras podem voltar aos estádios



Projeto aprovado regulariza também venda de ingressos
A Assembleia de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira, 24/8, o Projeto de Lei 177/2011, que disciplina a venda de ingressos para partidas de futebol e autoriza a entrada de bandeiras nos estádios paulistas.
A iniciativa do deputado Enio Tatto, líder do PT, atende reivindicação das torcidas organizadas que estiveram várias vezes na Casa para conseguir apoio dos parlamentares, o que levou a um acordo dos líderes em torno de um substitutivo, apresentado pelo próprio autor da proposta original, para incluir a volta das bandeiras. Para se tornar lei a medida precisa ser ainda sancionada pelo Executivo.
A liderança do Governo e o deputado Olimpio Gomes (PDT) registraram voto contrário à proposta.
Bandeiras liberadas
O texto do PL 177/2011 determina que os ingressos serão nominais, responsabilizando os vendedores desses tíquetes pela identificação dos compradores. O objetivo, segundo Tatto, é controlar a venda para impedir a ação de cambistas.
As bandeiras com mastros poderão ser usadas por membros das torcidas organizadas cadastradas e nos locais determinados pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Os portadores de bandeira devem ser identificados pelos organizadores das partidas ou pela FPF.
Deputados e torcedores
Diversos deputados petistas se revezaram na tribuna para defender o projeto e comemorar sua aprovação. Antonio Mentor (PT) destacou a paixão brasileira pelo esporte. De acordo com o deputado, essa paixão é que confere alegria às disputas: "Que seria do futebol sem as torcidas, que seria do futebol se não fossem os torcedores que deixam suas casas para ir ao estádio?", disse. Mentor também elogiou a iniciativa de Tatto: "Nosso líder encontrou uma forma harmônica de unir controle da venda de ingressos com a alegria manifestada pelas torcidas, e ainda garantiu o direito de idosos e estudantes pagarem meia entrada".
João Paulo Rillo, líder da Minoria, referiu-se à cooperação do promotor Paulo Castilho na elaboração da proposta, e revelou: "Enio é um amante do futebol, torcedor do Grêmio". Rillo disse ainda que não será nos estádios e com proibição à manifestação das torcidas que se irá coibir a violência, em seu entendimento, fruto das desigualdades sociais. Ao finalizar, enfatizou o empenho dos torcedores em reconquistar espaço para as bandeiras: "Graças às torcidas organizadas paulistas foi possível essa conquista".
O deputado Enio Tatto também agradeceu o promotor Paulo Castilho e frisou que com a aprovação da medida a Assembleia confere voto de confiança às torcidas organizadas, e que cobrará responsabilidade delas. Tatto explicou que o texto aprovado estabelece proibição de frequência aos estádios por cinco anos a torcedores que provocarem tumulto dentro ou fora dos campos, mais o pagamento de multa de mil Ufesps.
O presidente da Casa, deputado Barros Munhoz, ao encerrar a sessão, declarou que na aprovação do PL 177/11 prevaleceu espírito democrático e que o respeito à decisão da maioria demonstra a seriedade com que os deputados conduzem seu mandatos e o debate dos assuntos de interesse da população na Assembleia.
A íntegra do substitutivo ao PL 177 e sua tramitação estão disponíveis para pesquisa no Portal da Assembleia, www.al.sp.gov.br, no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações