Segurança alimentar foi alvo de CPI em 2010


Uso de agrotóxicos é problema de saúde pública
Instalada em outubro de 2010, a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as ameaças à segurança alimentar no Estado realizou até o final do ano seis reuniões. A CPI está abordando temas importantes, como obesidade infantil e a merenda escolar, educação da segurança alimentar, revisão industrial e uso de agrotóxicos e alimentos transgênicos e orgânicos.
Na primeira reunião, dia 26/10, foram eleitos o deputado Bruno Covas (PSDB) para presidir a CPI, sendo que Ed Thomas (PSB) foi nomeado seu vice-presidente e Simão Pedro (PT), que também compõe a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, seu relator.
No dia 17/11, a CPI recebeu a conselheira da Associação de Agricultura Orgânica, a socióloga Marijane Vieira Lisboa, que criticou a monocultura, o uso de agrotóxicos e a forma como que se deu a regulamentação da Lei de Biossegurança. Ela preocupou-se também com o uso de transgênicos.
Na mesma reunião, compareceu também o agricultor Delwek Mateus, membro da direção estadual do MST e pertencente a um assentamento de Itapeva há 25 anos. Ele conclamou uma reflexão sobre o modelo de agricultura que a sociedade brasileira deseja, se a que visa apenas o lucro ou a de alimentos.
A necessidade urgente de controle no uso de agrotóxicos também foi abordada na reunião do dia 24/11 pelo presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) Élio Neves. Ele citou os danos causados pelo uso indiscriminado desses produtos à saúde do trabalhador e da população das cidades próximas às lavouras, e também ao meio ambiente. Élio ainda defendeu que a diversificação no plantio dos produtos é fundamental para a saúde do solo, dos produtores familiares e do meio ambiente.
Letícia Rodrigues da Silva, gerente de Normatização e Avaliação da Gerência Geral de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) compareceu à reunião da CPI da Segurança Alimentar no dia 1º/12, e discorreu sobre o uso de agrotóxicos no Brasil, que cresceu muito desde 2001. Em sua opinião, os efeitos desses produtos têm de ser mais estudados e a sua venda deve ser mais controlada, uma vez que substâncias já proibidas continuam sendo comercializadas e que há venda clandestina.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) chega a defender o banimento de alguns defensivos agrícolas, disse Juliana Ferreira, advogada da instituição, na última reunião realizada da CPI, no dia 8/12. Ela defendeu o desenvolvimento de instrumentos eficazes de informação ao consumidor, enfocando também os malefícios do consumo em longo prazo de produtos com substâncias tóxicas.
A advogada do Idec, que lembrou que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, criticou também a manutenção do uso da cihexatina no Estado de São Paulo, por interesses puramente econômicos e a resistência de algumas empresas por meio de medidas judiciais em relação a restrições do uso de agrotóxicos.
Os trabalhos da CPI da Segurança Alimentar serão retomados no próximo dia 1º/2, e já há requerimento aprovado convidando para falar sobre o tema o diretor de alimentos do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, William Cesar Latorre.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações