Jornalistas brasileiros pedem investigação internacional sobre a morte de profissionais no Iraque


DA REDAÇÃO
A manhã desta terça-feira, 15/4, foi marcada por ato solene em homenagem à memória dos jornalistas mortos na guerra no Iraque. Reunidos, representantes da categoria manifestaram seu repúdio e pediram investigação internacional sobre as mortes ocorridas, além de reafirmar a esperança de reconquistar as liberdades de informação que a imprensa já exercia.
O deputado Renato Simões, vice-líder do PT, solicitante da homenagem, leu os nomes dos profissionais mortos, as empresas para as quais trabalhavam e o público permaneceu de pé, ouvindo o toque de silêncio. O Auditório Franco Montoro reuniu jornalistas, representantes de empresas de comunicação, entidades que lutam pela cidadania, pela paz, representantes da sociedade civil, políticos e autoridades como o vice-cônsul da Síria em São Paulo, Elias Bara.
O jornalista Ayoub Ayoub, membro do Comitê Executivo do Grupo da América Latina da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e diretor do Departamento de Relações Internacionais da Federação Internacional dos Jornalistas (Fenaj), declarou que a FIJ pediu uma investigação internacional independente, para que seja esclarecido o assassinato dos jornalistas no Iraque, que tem todas as características de "crime de guerra". Também os iraquianos, lembrou ele, usaram civis e jornalistas como escudo humano.
Ayoub comentou o trabalho do correspondente de guerra de preconceituoso e parcial, desde a forma como os profissionais forneciam as informações, com carregado uso de expressões preconceituosas, até a falta de conteúdo, onde não se esclarecia a cobertura, as razões daquela guerra a fundo. Ayoub disse, ainda, que a ação do governo americano é, na essência, "uma tentativa de calar a imprensa".
Renato Simões lembrou que talvez nenhuma vítima desta guerra seja mais simbólica do que aquelas que foram mortas de maneira deliberada. Ao declarar seu repúdio à guerra, reafirmou apoiar a liberdade de imprensa. Também o deputado Arnaldo Jardim prestou sua homenagem aos jornalistas mortos e afirmou que "a verdadeira história dessa guerra não foi mostrada nem escrita", referindo-se à manipulação de informações nesse conflito.
Para Verônica Goyzueta, diretora-geral da Associação dos Correspondentes Estrangeiros de São Paulo, "vivemos o atropelo no país, na ONU, na imprensa".
O jornalista Everaldo Gouveia, vice-presidente da Fenaj, manifestou, em nome da entidade e do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, seu repúdio à guerra como forma de se resolver um conflito. Ele declarou que é muito importante a realização de manifestações como esta, para que a liberdade se amplie e, conseqüentemente, a "imprensa possa mostrar a realidade desses conflitos."
José Hamilton Ribeiro, que foi correspondente de guerra no Vietnã, se disse emocionado por fazer parte de uma geração de brasileiros que sobreviveu à ditadura militar. Ribeiro elogiou o ato solene realizado pela Assembléia Legislativa, que, segundo ele, deve empenhar-se pela realização das investigações internacionais sobre as mortes dos colegas, "e para que se punam os responsáveis".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações