Sessão solene homenageará 80 anos de Adib Jatene

Por iniciativa da Comissão Permanente de Saúde, presidida pelo deputado Fausto Figueira (PT), a Assembleia Legislativa de São Paulo realizará, no próximo dia 18/6, sessão solene em comemoração aos 80 anos do médico Adib Domingos Jatene, cujo aniversário foi celebrado no último dia 4 de junho. O evento será realizado às 20h, no plenário Juscelino Kubitschek.
Adib Jatene é um dos cardiologistas mais renomados do Brasil, foi ministro da Saúde por duas vezes, nos governos Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, e secretário estadual da Saúde de São Paulo na gestão Paulo Salim Maluf.
O ex-ministro foi um dos idealizadores da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), que sempre defendeu como uma medida de combate à sonegação, de caráter provisório, destinada a custear o Sistema Único de Saúde, até que fosse implantada uma reforma tributária.
Conforme o deputado Fausto Figueira, Adib Jatene é um dos maiores batalhadores pela qualidade da saúde pública no Brasil, respeitado por seu idealismo, competência e retidão. "Ao comemorarmos os seus 80 anos, estaremos honrando não só uma pessoa de caráter ilibado e de destaque mundial, como também valorizando a atuação dos profissionais de saúde que, como ele, dedicam suas vidas para o desenvolvimento da qualidade de vida em nosso país", afirmou o deputado.
Nascido em Xapuri, no Acre, em 4 de junho de 1929, Adib Jatene graduou-se em Medicina em 1953, na Universidade de São Paulo (USP) e realizou a sua pós-graduação no Hospital das Clínicas da USP. Em 1977, assumiu a diretoria do Hospital do Coração da Associação do Sanatório Sírio, cargo que ocupa até hoje. É casado com Aurice Biscegli Jatene e é pai de quatro filhos.
fausto@faustofigueira.com.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações