Comissão vai convidar secretário a comparecer à Assembléia

Da redação
A reunião da Comissão de Educação, presidida pelo deputado Carlinhos Almeida (PT), ocorrida nesta terça-feira, 2/3, no plenário D. Pedro I, aprovou requerimento para que se convide o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, a comparecer à Assembléia para prestar informações sobre a situação das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e Faculdades de Tecnologia (FATECs).
A princípio, o requerimento, proposto pelo deputado Roberto Felício (PT), solicitava a inclusão na pauta das deliberações de requerimento para convocação do secretário. Posto o requerimento em discussão, José Bittencourt (PTB) argumentou que sempre foi praxe na comissão que fosse feito um convite, e não convocação, duas figuras jurídicas distintas. José Carlos Stangarlini (PSDB), reforçando as palavras de Bittencourt, declarou-se favorável ao convite.
"Estamos em situação emergencial, não podemos esperar. A comissão já encaminhou pedido de reposição salarial aos trabalhadores dessas instituições, no que não foi atendida. No caso da aprovação da convocação, o secretário teria um tempo determinado para comparecer à Casa, o que não ocorre com o convite," declarou Maria Lucia Prandi (PT), preocupada com a crescente adesão dos trabalhadores à greve. Complementando a argumentação de sua colega de partido, Roberto Felício afirmou que o convite pode não ser aceito e que a convocação é um direito da comissão, previsto em lei, "e não ofende ninguém: o que importa é resolver o impasse da greve; é preciso também que se garanta o direito de o sindicato ser recebido em audiência pela Casa".
José Bittencourt afirmou ser a medida da convocação atitude extremada, considerando mais prudente que todos os membros da comissão subscrevessem o documento - caso em que o secretário não se negaria a atender o convite - e José Carlos Stangarlini se comprometeu a levar pessoalmente o convite a João Carlos de Souza Meirelles.
Em nome do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Estadual de Educação Paula Souza (SINTEPs), falou sua presidente, Neusa Santana Alves. Segundo ela, o que a categoria pleiteia não é aumento salarial, e sim a reposição do que foi perdido nos últimos anos. "Pedimos aos parlamentares que intercedam em favor da nossa causa junto ao governador, já que o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo afirmou diversas vezes que a resolução do problema não está em suas mãos - só Geraldo Alckmin pode resolver o problema. Esperamos que o governador, que diz ter uma mesa de negociações permanente, faça o que diz", concluiu.
Por fim, foi aprovada pela Comissão a mudança do requerimento de convocação para convite e pela intermediação daquele órgão técnico pela abertura das negociações entre os trabalhadores e o governo.
Outros projetos
Com a presença dos deputados Roberto Felício e Maria Lucia Prandi, ambos do PT, Geraldo Lopes e José Carlos Stangarlini, ambos do PMDB, José Bittencourt (PTB), Edson Gomes (PFL), a Comissão ainda deliberou sobre outras matérias: Os pareceres de Maria Lucia Prandi - contrário ao Projeto de Lei 242/2002, que obriga a instalação de catracas eletrônicas, para controle e acesso, nas escolas públicas da rede estadual de ensino; favorável ao Projeto de Lei 662/2003, que proíbe a recusa da expedição do diploma de alunos inadimplentes do ensino fundamental, médio e superior; e favorável ao projeto de lei 884/2003, que institui Programa de Alimentação Diferenciada para Crianças e Adolescentes Diabéticos e Hipertensos na Rede Estadual de Ensino - foram todos aprovados.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações