CCJ discute competência legislativa de Estados, União e municípios




A reunião da Comissão de Constituição e Justiça desta quarta-feira, 27/3, contou com a presença do jurista Manoel Carlos Cardoso, da PUC-Campinas, que fez palestra sobre a aplicação do artigo 24 da Constituição Federal. O artigo trata da competência de Estados, União e municípios para legislarem concorrentemente. A presidência da sessão foi cedida pelo deputado Fernando Capez (PSDB) à deputada Ana Perugini (PT), autora da proposta de convite ao professor.
A primeira questão levantada por Cardoso diz respeito ao parágrafo 1º do artigo em debate, segundo o qual, no âmbito da legislação concorrente, "a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais". De acordo com o professor, "se por normas gerais entendermos afirmações de princípios, então a União tem avançado mais do que pode, pois tem legislado em matéria de procedimentos".
Para o jurista, a atual configuração do texto constitucional garante aos Estados unicamente a prerrogativa de legislar em termos de normas de procedimentos administrativos. Ele defende que as Assembléias Legislativas explorem melhor essa prerrogativa de modo a atenuar a morosidade dos processos judiciais.
O deputado Fernando Capez interveio para cumprimentar o palestrante pela diferenciação feita entre normas processuais e normas de procedimento e aproveitou para afirmar que a União não tem se limitado a legislar sobre normas processuais e, ao extrapolar esse limite, reduz o espaço de ação dos legislativos estaduais. "Onde a União legisla, o legislador estadual fica impedido de agir", disse ele.
Reforma constitucional
Maria Lúcia Amary (PSDB) indagou sobre a oportunidade ou não de se promover uma ampla reforma constitucional. De acordo com ela, "o acúmulo de competências no nível federal, particularmente no Executivo, aponta para o reforço de uma prática autoritária e gera crises entre as diversas esferas de poder".
Na mesma linha, Rui Falcão (PT) defendeu a mobilização das Assembléias Legislativas para o restabelecimento de suas prerrogativas legislativas. Falcão lembrou que se mais de 50% dos parlamentos estaduais se reunirem para isto, podem tomar a iniciativa de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nesse sentido. Para Davi Zaia (PPS) um das raízes do problema está na essência mesma do presidencialismo: "Esse sistema favorece a crise de competências", disse ele.
Manoel Carlos Cardoso concordou com a necessidade de mudanças na Constituição, mas se disse pessimista em relação à capacidade do atual Congresso Nacional para realizá-las. "Creio que antes é preciso promover uma reforma política capaz de garantir os direitos dos cidadãos", ponderou.
Na conclusão, Ana Perugini defendeu a competência da Assembléia Legislativa de São Paulo para elaborar leis que promovam a uniformização dos procedimento judiciais no Estado. Segundo ela, esse será um modo de contribuir para a aceleração dos processos judiciais.
Também participaram da reunião os deputados Vicente Cândido (PT) e joão Barbosa (DEM).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações