Seminário propõe rede nacional de Agências de Desenvolvimento



O segundo dia do Seminário Agências de Desenvolvimento - Experiências e Propostas desta terça-feira, 14/9, começou com um debate sobre a necessidade de haver maior integração entre as agências, padronizando-se objetivos e métodos. Desta discussão, surgiu a proposta da criação de uma rede nacional de agências, composta inicialmente pelos quatro estados presentes ao Seminário - São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com sede em São Paulo, por ser um estado estrategicamente localizado.
A criação de uma página na internet permitiria que a rede nacional teria fosse agregando aos poucos outras agências para, futuramente, fundar uma associação nacional. A proposta foi aceita por unanimidade, e será levada a efeito pelo representante do Pólo RS, Ronald Krummenauer.
Os problemas enfrentados e as estratégias utilizadas na implantação e funcionamento das agências foram o tema debatido pela manhã. De São Paulo, falaram os representantes das agências regionais da Alta Mogiana, do Grande ABC e de São João da Boa Vista. De outros Estados, fizeram exposições sobre o tema os representantes das agências do Brasil Central - MG, do Meio Oeste Catarinense - SC e do Pólo RS.
As principais dificuldades relatadas referem-se à falta de recursos, visão individualista dos gestores municipais, descrença na integração entre poder público e iniciativa privada e dificuldade na identificação de lideranças na região. As estratégias de operação mais citadas foram a formação de um banco de dados, a realização de palestras e seminários com lideranças locais, o fomento e o apoio às empresas e o marketing regional.
O papel de fomento das agências - e não de entidades executoras - foi destaque no seminário. Houve consenso entre os expositores no sentido de evitar que elas se transformem em instituições excessivamente formalizadas e complexas, e que tenham qualquer viés partidário.
Encerramento
A segunda tarde de trabalhos contou com uma explanação de cada um dos representantes acerca do funcionamento, sustentabilidade e organização de suas agências. A partir dos relatos, vieram à tona as variações em termos de foco (embora todas tenham o desenvolvimento econômico e social como finalidade) e estruturação. A Agência Pólo RS, do Rio Grande do Sul, por exemplo, não conta com nenhuma participação de recursos públicos, ao contrário das outras presentes no encontro.
Em todos os casos, porém, foi apontada a importância de parcerias com órgãos como o Sebrae. Outro ponto em comum é a luta das agências para adquirir o status de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que facilita a obtenção de recursos.
Após os painéis, foi aberto o debate entre os participantes. Entre as questões levantadas estiveram a possibilidade de participação das câmaras municipais nas agências, a regulamentação, e a preocupação de que o terceiro setor esbarre em estruturas burocratizadas.
"O próximo passo é procurar fazer com que assembléias de outros Estados organizem iniciativas semelhantes", disse Fátima Franz Hermes, superintendente da Agência de Desenvolvimento do Meio Oeste Catarinense.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações