Parceria com entidades médicas visa aperfeiçoar processo legislativo

A participação institucional dos médicos no processo legislativo paulista foi oficializada na noite de terça-feira, 27/9, na sede do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), na região central da Capital. O presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia (PFL), e o 1º secretário, Fausto Figueira (PT), assinaram protocolos de intenção que formalizam parcerias com quatro entidades médicas, para desenvolver conjuntamente "estudos quanto à possibilidade de intercâmbio, integração e cooperação técnica para a análise e sugestão de proposições na área da saúde e outros do interesse público".
Esse foi o 22º protocolo de intenção assinado pela atual Mesa Diretora da Assembléia, todos com o objetivo de dar transparência a suas ações, institucionalizar as relações com entidades representativas da sociedade e aumentar a participação da população nas decisões do Legislativo estadual. "Com esses três princípios queremos que as entidades qualifiquem nossos debates e propiciem aos deputados informações para que nossas decisões possam ser mais acertadas", comentou Rodrigo Garcia.
"Como médico e deputado estadual, estou feliz em participar desta celebração com o Legislativo estadual. O convênio assinado permitirá o aperfeiçoamento de nossa legislação na área da saúde", disse Fausto Figueira. O deputado lembrou que a Assembléia está ampliando a participação da sociedade no processo legislativo. "O convênio abre espaço para que as entidades médicas tenham acesso a tudo o que está sendo legislado. É um avanço muito maior para a sociedade do que para as corporações médicas ou a Assembléia, porque a própria sociedade participa do processo legislativo por meio de suas entidades".
O presidente do Cremesp, Isaac Jorge Filho, observou que o convênio "é um passo importante em direção ao aperfeiçoamento das leis que dizem respeito à saúde da população paulista". Ele ressaltou que os deputados, "representantes de 40 milhões de paulistas, estão dispostos a ouvir os representantes de 90 mil médicos no Estado".
Já o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, destacou que "a reciprocidade entre o Legislativo e as entidades médicas é muito promissora, uma vez que, de agora em diante, teremos a oportunidade de dialogar sobre projetos que dizem respeito à saúde da população".
O presidente-eleito da Associação Paulista de Medicina (APM), Jorge Curi, preferiu destacar que a interação entre médicos e deputados "é salutar para o desenvolvimento de leis que tornem mais eficaz a relação médico-paciente".
Para o presidente da Academia Paulista de Medicina de São Paulo, Luiz Fernando Pinheiro Franco, o convênio sela a união entre médicos e deputados estaduais para um objetivo comum: "Melhorar a qualidade da saúde de nossa população".
Também presentes na cerimônia de assinatura do protocolo de intenções, as deputadas Havanir Nimitz (PSDB) e Ana Martins (PCdoB) observaram que a iniciativa melhorará a qualidade das leis na área da saúde. "Os deputados estaduais estão abertos à contribuição dos senhores para aperfeiçoar o processo legislativo", disse a representante do PCdoB. "O convênio é o pontapé inicial para adequarmos e melhorarmos a legislação referente à saúde", completou a representante do PSDB.
Os presidentes do Cremesp e do Simesp elogiaram a participação no processo que culminou na assinatura do protocolo de intenção dos assessores Rodrigo Otávio de Vasconcellos Oliveira, da presidência da Assembléia, e de Eurípedes Carvalho, este membro do próprio Cremesp, ex-presidente e atual diretor do Simesp e assessor em saúde da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembléia Legislativa.
fausto@faustofigueira
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações