Fórum em Araçatuba aponta turismo como atividade emergente

DA REDAÇÃO
Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 17/10, a sexta reunião do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, em Araçatuba, município sede da região administrativa que obteve o segundo lugar no indicador de escolaridade do Índice Paulista de Responsabilidade Social.
O presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, abriu os trabalhos, afirmando que o principal objetivo dos encontros do Fórum é trazer para o debate no Legislativo a pauta de reivindicações de cada região administrativa, a partir da identificação de seus gargalos econômicos que dificultam o crescimento.
"O Brasil é um país empreendedor e muitos cidadãos querem abrir o próprio negócio. Entretanto, o índice de mortalidade dos empreendimentos é altíssimo e precisamos buscar soluções para isso", disse o presidente.
Beraldo enfatizou que o Fórum pretende estimular as regiões a criar agências regionais de desenvolvimento. "Essas entidades farão parte do conselho do Fórum e poderão estabelecer um intercâmbio com a Assembléia, atingindo o principal objetivo destas reuniões regionais."
Prefeitos e deputados
Compareceram ao evento os prefeitos das cidades de Araçatuba, Jorge Maluly Netto, de Valparaíso, Maria de Lourdes Melo, de São João de Iracema, David José Rodrigues, de Brejo Alegre, Manoel Antonio Leitão, de Nova Luzitânia, Laerte Rocha, de General Salgado, Iaucir Carlos Marques, de Coroados, José Paulo Beltran, de Clementina, Carlos Garcia, e de Gastão Vidigal, Valdecir Garcia, além dos deputados estaduais Beth Sahão, José Zico Prado, ambos do PT, Ricardo Castilho (PV) e Edson Gomes (PFL).
O prefeito de Araçatuba afirmou que todos deveriam questionar: "O que é desenvolvimento?" Segundo Maluly, a cidade sofreu modificações no perfil de atividades. "Muitos saíram do campo e passamos a ter um aumento de empreendimentos caseiros, com o advento do Banco do Povo. É muito importante também o despontar do turismo em Araçatuba, que precisa ser ainda mais incentivado e visto como uma atividade alternativa às naturais da região."
Para o deputado estadual José Zico Prado (PT), é importante ouvir o que cada região tem a apresentar. "É bom lembrar que um projeto discutido agora só vai causar impacto nos indicadores econômicos daqui 10 anos." Ele ressaltou que a Hidrovia Tietê-Paraná é ponto fundamental para o desenvolvimento da região.
O deputado estadual Ricardo Castilho (PV) também apresentou demandas da região e priorizou o melhoramento da malha rodoviária como reivindicação. "O PPA não inclui benfeitorias para a SP-425 e para as vicinais da região." Segundo Castilho, a SP-425, que corta a região, é conhecida como a rodovia da morte.
"É preciso despertar o espírito empreendedor e investir em capacitação", declarou o deputado estadual Edson Gomes (PFL), que declarou seu empenho em trazer para a região uma faculdade pública de medicina.
Desenvolvimento passa de avião
O representante da Ciesp, Flávio Lamonica, disse que Araçatuba vê o desenvolvimento passar de avião rumo a Três Lagoas, onde, em razão de incentivos fiscais, as empresas vão montar suas indústrias. "O financiamento existe em São Paulo, mas poucos têm acesso a ele", disse Lamonica, destacando que é necessário investir na geração de empregos para os jovens, para que não se gaste com o combate à violência no futuro. "A Unesp poderia trazer bons cursos para a profissionalização dos jovens na região", concluiu.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento, Vitor Lemos, afirmou que há mão-de-obra ociosa por falta de capacitação. "A cidade tem uma nova vocação, o turismo, mas não há ainda número suficiente de profissionais para trabalhar nesse segmento e no comércio gerado por ele." Para Lemos, a hidrovia barateia o custo e aumenta a capacidade de competição da região na exportação de seus principais produtos, o álcool, a cana e a soja. Mais informações sobre o Fórum e sobre o IPRS no site da Assembléia www.al.sp.gov.br - ícones Fórum de Desenvolvimento e IPRS.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações