Copa 2010 pode incrementar negócios entre Brasil e África do Sul

Seminário Copa 2014
11/02/2010 19:19

Compartilhar:

Gilberto Lima  abordou o tema "A Presença do Brasil na Copa da África"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/COPA2014Gilberto Lima DirAPEX14MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Gilberto Lima, diretor da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), abordou o tema "A Presença do Brasil na Copa da África", enfocando a oportunidade de incrementar os negócios entre os dois países a partir da Copa do Mundo 2010, na África do Sul.

A presença brasileira na África do Sul, segundo o palestrante, se bem coordenada, intensificará a atração de investimentos para o Brasil, bem como as relações entre o setor público e o privado.

A APEX, salientou Gilberto Lima, tem recebido inúmeras demandas dos mais diferentes países interessados em investir no Brasil, motivados pela Copa do Mundo de 2014. A função da agência, explicou, é a de coordenar, estruturar e orientar as respostas a tais demandas, direcionadas, em sua maioria, a questões sobre legislação e editais de licitação, aproveitando a presença do país na África do Sul.

Para tanto, a APEX está organizando o Pavilhão Brasileiro em Johanesburgo, espaço de 2.300 metros quadrados em que haverá diversos ambientes para incentivar o relacionamento de negócios. Seminários sobre investimentos, equipe habilitada a responder questões da imprensa e dos investidores, ambiente tecnológico para mostrar o Brasil como um país de excelência em áreas tecnológicas, mesas de interatividade virtual e games com realidade virtual são algumas das ações direcionadas a esse objetivo.

Além disso, a APEX está em contato com o empresariado sul-africano no intuito de negociar a instalação, em shoppings centers de Johannesburgo, de quiosques com alimentos brasileiros e redes de fast food do país.

"O país está se internacionalizando cada vez mais. Temos de aproveitar a exposição do Brasil na África do Sul para expor a maturidade alcançada pelo Brasil nas relações comerciais internacionais", enfatizou Gilberto Lima.

alesp