Advogado aponta desrespeito ao meio ambiente em iniciativas governamentais
07/10/2011 20:13
A coexistência pacífica de desenvolvimento econômico e preservação ambiental estaria garantida se fosse respeitada a Constituição Federal, avalia o advogado Fernando Furriela, um dos fundadores do Greenpeace no país. "Se fosse observado o artigo 170, inciso 6º, da Constituição, que aponta a necessidade de a atividade econômica respeitar o meio ambiente, não existiria conflito entre a geração de riqueza e a proteção ambiental. É um caso de sujeição a um bem maior", ele afirma. Furriela, que representa diversas organizações não governamentais, participou nesta sexta-feira, 7/10, do seminário Gigante Verde " Sustentabilidade no Brasil, promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista.
Para ele, o desrespeito a essa proposição é grande, e começa já nas políticas públicas e ações governamentais. Furriela cita como exemplo o projeto do complexo portuário Porto Sul, próximo a Itacaré, na região de Ilhéus, Bahia, no qual, segundo o advogado, o governo federal e o governo estadual utilizariam recursos públicos para financiar uma mineradora privada, a Bahia Mineração (Bamin), com prejuízo ao meio ambiente.
"Em Porto Sul, uma empresa do Cazaquistão pretende explorar minério de ferro de baixíssima qualidade " com teor de ferro de 30%, quando o ideal é 64% ", transportado por uma ferrovia pública até um porto privado. Quem vai comprar esse minério é a China, que vai adquirir uma commodity sem valor agregado e nos devolver chapa de aço e dano ambiental", ele criticou.
Segundo Furriela, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) haviam sido alocados para o Porto Sul, em ararço deste ano, mas foram retirados por decreto do governo federal. Agora, o governo do Estado está tentendo obter verba junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), alerta o advogado. "Em suma, são recursos do Tesouro ou do Tesouro", ironizou.
O projeto degrada uma região paradisíaca e carente de recursos, que deveria estar se desenvolvendo a partir de um modelo socioeconômico e ambientalmente sustentável, afirma Furriela. Ele conta ainda que estão em curso várias ações contra o projeto, uma delas no Tribunal de Contas da União (TCU).
O ambientalista criticou também a forma como está sendo conduzido o projeto de construção da usina nuclear Angra 3, que segundo ele não passou por análise no Legislativo nem tem o respaldo do decreto que autorizou Angra 1 e Angra 2, revogado pelo governo federal em março de 1990. "A insistência com certos projetos é incompreensível num país com tantos recursos hídricos, eólico e solar", lamentou Furriela. (MLF)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações