Interpretações emblemáticas criam nas abstrações de Laaigon uma dicotomia metafísica


A pintura de Laaigon, com o seu mundo de imagens espaciais e submersas, se insere, "tout court", no centro do abstracionismo internacional, ainda vivo nos jovens que desejam permanecer no campo da pintura e não daquele ambíguo da tecnologia.
Trata-se de uma arte de dicotomia metafísica, da qual uma parte deseja penetrar na essência da coisa, transfigurando ou anulando o "dado natural", e outra que se limita tão somente a observar as coisas e colocá-las em relação à razão.
A autora parece ter recebido intuitivamente os dois chamamentos metafísicos no fundo de sua consciência autocrítica. Tanto que, de um lado, motiva as suas razões de ordem de clareza e de evidência cartesiana e, de outro, não desleixa em suas intervenções irracionais, que a conduzem mais facilmente e dilatam seu discurso em sentidos múltiplos.
Experimentando fibras naturais, colhidas de uma espécie de coqueiro, denominado cocus russiphera, a artista busca valorizar o espaço, justapondo-as dentro da superfície composta. Dessa maneira, manifesta sua necessidade de exprimir com mais liberdade, no mesmo espaço, até a eliminação radical de toda forma constituída de signo codificado.
Com maior depuração dos elementos da composição, a tela na obra de Laaigon adquire tanto em vibração quanto em profundidade e se torna decisivamente abstrata e independente.
A obra "Fundo do Mar", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, modulada com comedido ritmo e com rigorosa paginação, na sua extrema simplificação dialética e com cromatismo vibrante é percorrida de instantes sensíveis, de luzes sutis e se presta, muitas vezes, a interpretações emblemáticas e oníricas.
A Artista
Laaigon, pseudônimo artístico de Laís da Conceição Gonçalves, nasceu em Lutécia, SP, em 1954. Formou-se em educação artística e em desenho, pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976/1997), e frequentou curso de desenho sob a orientação do professor José Teixeira Gonçalves e óleo sobre tela com a professora Dalva de Andrade.
Desde 1974, participa de diversas exposições coletivas, destacando-se entre elas: IX Pinturas e Desenhos, Lions Club de São Paulo (1976); I Salão de Artes Plásticas da ACM de Sorocaba (1978); VI Salão Ararense de Artes Plásticas, SP (1980); Galeria Bauhaus de Londrina, PR (1985); Espaço Cultural Medcenter Centro, SP (1996); I Salão Oficial de Artes Plásticas e Design, SP; "Brasil 500 Anos", Centro Cultural Aricanduva; Instituto de Cultura, Ciências, Letras e Artes, SP; "Arte Mulher", Espaço Cultural Leonardo Da Vinci (2000); I Leilão de Arte Solidária, Fundação Gol de Letra, SP (2002); Inauguração do Espaço Cultural Hilton - Academia Brasileira de Arte, Cultura e Historia, SP; New York City Center, Rio de Janeiro; "De mãos dadas", Abensberg e Neustadt, Alemanha; "Independência do Brasil", Espaço Cultural Hilton, SP; "Primavera", Central Plaza Shopping, SP (2002).
Realizou também exposições individuais no Espaço Cultural Brastom, em parceria com a Academia Brasileira de Arte e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (2000); Livraria Cultura, Conjunto Nacional, São Paulo (2001); e Galeria Parque Avenida, São Paulo (2002).
Foi catalogada nos livros "Artes Plásticas Brasil", vol. 13 de Julio Louzada e "Arte Brasil", vol. 2. Possui obras em importantes acervos particulares e oficiais como o da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações