Densa de reflexão, de ansiedade e dúvidas a mediação que Laurival Camargo propõe


De conformidade com o tema que escolhe, Laurival Camargo cria diretamente uma visão espontânea traduzida pelas primeiras estruturas. Ele evade a partir de um detalhe, de uma pulsação, mas a inspiração inicial se encontra através desse encaminhamento, tudo como o ritmo que sustenta uma partitura musical.
Acentuados ainda pelas arestas vivas das formas, seus volumes abstratos e maciços capturam a luminosidade segundo um jogo sutil, de plenos e vazios. Unindo diversos procedimentos, seus quadros traduzem uma grande sensibilidade ligada a um vivo temperamento.
A aliança dessas virtudes artísticas cede lugar, ao mesmo tempo, a uma luta constante de tendências igualmente fortes que, longe de intervir numa e noutra, equilibram-se e se valorizam mutuamente.
Pictoricamente dinâmico, o seu abstracionismo se manifesta em formas harmônicas e vibrantes, com resultados de intensa expressividade e cromatismo. Estruturado num conjunto de formas animadas por uma aberta e livre comunicação, organiza suas imagem através de uma fluente sintaxe.
A mediação que o artista propõe é densa de reflexão e mostra um espaço de elaboração no qual encontra acolhida uma problemática aberta, perguntas às vezes sem respostas, ansiedade e dúvidas totalmente atuais.
A obra "Janelas da felicidade", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, reflete a força de Laurival Camargo que confere à finesse substância e densidade. A finesse canaliza a força, dá nuance a seu grito, conferindo-lhe o valor de um canto de liberdade.
O Artista
Laurival Camargo, pseudônimo artístico de Laurival de Arruda Camargo Júnior, nasceu em Lins, SP, em 1957, e reside desde 1965 em Santos ,onde passou sua infância. Formou-se pela Faculdade de Zootecnia e Agronomia de Uberaba, MG. Participou dos seguintes cursos: Óleo sobre tela com Gilmar Ribeiro Munhoz (1996); Work Shop sobre arte com José Manoel de Souza Neto (1997); Óleo sobre tela com Tom Ruthz (1997/1999); "A arte de fazer arte" com Luiz Carvalho Júnior (1998, 2000, 2001 e 2003); História da Arte "As Vanguardas do Século XX", Cadeia Velha de Santos, com Roberto Peres (2003); História da arte brasileira com Taisa Helena Palhares (2003); Fotografia, Senac, Santo Amaro, SP (2003) e Estudo das cores, Secretaria da Cultura de Santos com Ivonne Py (2005).
Sua primeira exposição individual foi em 1998, na Galeria de Arte Santa Cecília, em Santos, seguindo-se na Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade, Santos (1999) e na Galeria de Arte Brás Cubas, Santos (2003). Participou ainda das seguintes exposições coletivas: 8° e 9° Salão de Artes Plásticas de Praia Grande (1996 e 1997); III e IV Salão de Artes Plásticas Lions Clube do Guarujá Astúrias (1997 e 1998); Espaço Cultural Filetti, Santos, Galeria Fin"Art, SP (1997); "Caminhos", Engenho Cultural, Piracicaba, SP; 2° Salão de Arte Contemporânea, Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade; "Universi", Espaço Cultural da Universidade Cruzeiro do Sul (1998); II Concurso de Artes Plásticas, Base Aérea de Santos; "Pequenas obras de Grandes artistas", Galeria de Arte do CCBEU (2000); I Salão de Pintura Acadêmica, Pinacoteca Gaffrée & Guinle, Santos; I Salão de Pintura Contemporânea, Complexo Cultural do Porto de Santos; "Trailer", "Anotações Brasileiras", "Preta a Cor do teatro?" Galeria de Arte Brás Cubas, Santos (2001); "Antropofagismo", Galeria de Arte Brás Cubas, Santos (2002); "Festas Juninas" e "Circuito das Artes", Associação Ilhense de Belas Artes, Ilha Solteira (2002 e 2003); "Presépios" e "Criando Caminhos", Espaço Cultural Ana Costa, Santos (2003 e 2004).
Possui obras em diversas coleções particulares e nos acervos artísticos da Prefeitura Municipal de Santos e da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e foi catalogado nos livros "Artes Plásticas Brasil" (1999) de Julio Louzada e no Anuário de Artes Marco Markovitch (2000).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações