Comissão aprova política de reestruturação das Santas Casas



Em reunião realizada nesta terça-feira, 5/10, a Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Waldir Agnello (PTB), aprovou parecer favorável ao PL 547/2003, da deputada Beth Sahão (PT), que prevê que o gestor estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo desenvolva a Política de Reestruturação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no Estado de São Paulo - QUALICASAS, de acordo com as seguintes diretrizes: qualificação da assistência hospitalar prestada pelas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, vinculados ao SUS no Estado de São Paulo; integração das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos nos níveis de gestão Estadual e Municipal do SUS; e fortalecimento das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo. O projeto prevê que as entidades hospitalares habilitem-se ao QUALICASAS, o gestor estadual do SUS, e que este repassará mensalmente duodécimos de recursos do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde, quando o Município estiver em gestão plena de atenção à saúde, ou diretamente para entidades hospitalares, nos municípios em gestão básica de atenção à saúde.
A Comissão de Saúde aprovou ainda os pareceres favoráveis ao PL 498/2002, do deputado Alberto Calvo, que dispõe sobre atendimento médico-hospitalar a parturientes com gravidez de alto risco e neonatos nas mesmas condições; ao PL 1183/2003, do deputado Valdomiro Lopes (PSB), que obriga todos os órgãos da rede pública estadual de saúde a manterem remédios considerados essenciais, para fornecimento imediato aos pacientes; e ao PL 1206/2003, do deputado Geraldo Lopes (PMDB), que estabelece condição para a fabricação, distribuição e comercialização de bebidas alcoólicas.
Fumo proibido
O presidente da Comissão teve um projeto seu aprovado: o PL 112/2004, que obriga a inscrição do prazo de validade nos rótulos dos medicamentos e dos produtos que possam causar danos à saúde. Já o deputado Jonas Donizete (PSB) obteve a aprovação de projeto de sua autoria, o PL 20/2004, que dispõe sobre a proibição de fornecimento de produtos que contenham fumo a menores de dezoito anos.
Os membros da Comissão de Saúde e Higiene discutiram e aprovaram ainda ofício do deputado Marcelo Cândido (PT) que expõe problemas do Hospital Regional Doutor Osires Florindo Coelho, no município de Ferraz de Vasconcelos, e solicita medidas por parte do órgão da Assembléia. Os deputados Fausto Figueira (PT), Marcelo Cândido (PT), Ricardo Castilho (PV) e Analice Fernandes (PSDB) debateram se a comissão deveria fazer apenas uma visita ao hospital ou promover também uma audiência com representantes da direção da instituição, do conselho de saúde, dos usuários e lideranças locais. A proposta da audiência acabou sendo aceita, com o voto favorável do presidente da comissão, deputado Waldir Agnello.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações